dc.contributor.author | Lima, Paulo Gomes | |
dc.contributor.author | Santos, Sandra Mendes dos | |
dc.coverage.spatial | Cascavel/ PR | por |
dc.date.accessioned | 2022-09-22T22:46:10Z | |
dc.date.available | 2022-09-22T22:46:10Z | |
dc.date.issued | 2007-07-15 | |
dc.identifier | https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1656 | por |
dc.identifier.citation | LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et Educare, Cascavel/ PR, v. 2, n. 4, p. 77-90, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16655. | * |
dc.identifier.issn | 1809-5208 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16655 | |
dc.description.abstract | Este trabalho discute o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente a formação continuada de professores. A importância e atualidade deste estudo na universidade, bem como no seio da escola de educação básica, local do exercício de liderança deste profissional, certamente se mostram pontuais na organização e desdobramento das atribuições do coordenador em relação ao seu papel, em relação ao seu compromisso teórico metodológico, ao estabelecimento de um clima organizacional propício ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que respeite as distintas vozes que se apresentam no âmbito escolar. Por meio de uma revisão de literatura, de discussões e análise de vivências no cotidiano da escola, selecionamos alguns pontos recorrentes para a discussão do objeto de estudo, o que nos possibilitou a constatar que a prática pedagógica se constrói pela contribuição de todos os atores sociais, cujo sujeito facilitador, pode ser materializado, dentre outros, na figura do coordenador pedagógico. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.format.extent | 77-90 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.relation.ispartof | Educere et Educare | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Coordenador pedagógico | por |
dc.title | O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas | por |
dc.title.alternative | The pedagogical coordinator in basic education: challenges and perspectives | eng |
dc.type | Artigo | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5109357037661496 | por |
dc.identifier.url | https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656 | por |
dc.publisher.department | Departamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE-So | por |
dc.citation.volume | 2 | por |
dc.citation.issue | 4 | por |