Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRoitberg, Guilherme Prado
dc.contributor.authorBaptista, Fabiana Maria
dc.contributor.authorGomes, Luiz Roberto
dc.coverage.spatialUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria - RSpor
dc.date.accessioned2022-09-29T13:15:49Z
dc.date.available2022-09-29T13:15:49Z
dc.date.issued2020
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5902/1983734848141por
dc.identifier.citationROITBERG, Guilherme Prado; BAPTISTA, Fabiana Maria; GOMES, Luiz Roberto. Expositions of “degenerate” art and music in Nazi Germany: reflections on totalitarian aesthetics and education. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria - RS, v. 13, n. 3, p. 97-113, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16729.*
dc.identifier.issn1983-7348por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16729
dc.description.abstractDuring the Third Reich (1933-1945), Nazi intellectuals conceived the music and the plastic arts as elements that form moral values, which can corrupt education and compromise political and social life. From the theoretical formulation of a totalitarian aesthetic, every art considered "degenerate" was censored and exposed as an example of immorality. Inaugurated in 1937, the exhibitions Entartete Kunst (Degenerate Art) and Entartete Musik (Degenerate Music) brought to the city of Munich works related to modernism, Bolshevism, as well as the artistic production of black people, Jews and Soviets. Based on a bibliographic research supported by the Critical Theory of Society, this article analyzes the content of those exhibitions, demonstrating the pedagogical role of art in the formation of the moral values of German society from the perspective of Nazi intellectuals.eng
dc.description.abstractDurante o Terceiro Reich (1933-1945), os intelectuais nazistas conceberam a música e as artes plásticas como elementos formadores de valores morais, podendo corromper a educação e comprometer a vida política e social. A partir da formulação teórica da estética totalitária, toda arte considerada "degenerada" passou a ser censurada e exposta como exemplo de imoralidade. Inauguradas em 1937, as exposições Entartete Kunst (Arte Degenerada) e Entartete Musik (Música Degenerada) trouxeram até a cidade de Munique obras ligadas ao modernismo, ao bolchevismo, bem como a produção artística de negros, judeus e soviéticos. Com base em uma pesquisa bibliográfica amparada pela teoria crítica da sociedade, o presente artigo analisa o conteúdo dessas exposições, demonstrando a caráter pedagógico da arte na formação dos valores morais da sociedade alemã, sob a ótica dos intelectuais nazistas.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.format.extent97-113por
dc.language.isoengeng
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofRevista Digital do Laboratório de Artes Visuaispor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte degeneradapor
dc.subjectNazismopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEstética totalitáriapor
dc.subjectTeoria Críticapor
dc.subjectDegenerate arteng
dc.subjectNazismeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTotalitarian aestheticseng
dc.subjectCritical Theoryeng
dc.titleExpositions of “degenerate” art and music in Nazi Germany: reflections on totalitarian aesthetics and educationeng
dc.title.alternativeExposições de arte e música "degeneradas" na Alemanha nazista: reflexões sobre estética totalitária e educaçãopor
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3993968379492241por
dc.identifier.urlhttps://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/48141por
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHpor
dc.citation.volume13por
dc.citation.issue3por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil