dc.contributor.author | Rossi, Luana Aparecida | |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T17:33:58Z | |
dc.date.available | 2022-10-03T17:33:58Z | |
dc.date.issued | 2022-09-20 | |
dc.identifier.citation | ROSSI, Luana Aparecida. Memória e aprendizagem dialógica: uma abordagem interdisciplinar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16775. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16775 | |
dc.description.abstract | The general objective of this work was to understand the concepts of memory and learning, analyzing the works of Lev Vygotski and Eric Kandel in light of the concept of dialogical learning. It started from the need to investigate the relationship between contributions from neuroscience and psychology to the field of education, considering that the national academic literature points out gaps regarding the possible contributions of neuroscience in the educational field. The methodology used in this research was content analysis, of bibliographic nature. Three bibliographic sources by Eric Kandel and three by Lev Vygotski were analyzed. The main results pointed out that Kandel and Vygotski have several convergences, as they indicate the social and cultural character of memory and the capacity of modifying it and behavior from experience and learning, both at a biological and psychological level, through sociocultural means. Of the divergences, it was found that they occur in the objective and methodology used by the authors for the understanding of memory and learning. Based on the study performed, it was concluded that the convergences found point to a common path between neuroscience and cultural historical psychology regarding the concepts of memory and learning. In addition, it is necessary to expand the studies involving neuroscience and education, in order to overcome social inequalities, to develop pedagogical practices based on scientific evidence that favor the development of students, overcoming conceptions based on only one author, in view of the complexity of the human being and contemporary social needs. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Neurociência | por |
dc.subject | Memory | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Neuroscience | eng |
dc.title | Memória e aprendizagem dialógica: uma abordagem interdisciplinar | por |
dc.title.alternative | Memory and dialogic learning: an interdisciplinary approach | eng |
dc.title.alternative | Memoria y aprendizaje dialógico: un enfoque interdisciplinario | spa |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Marigo, Adriana Fernandes Coimbra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4014738511373573 | por |
dc.description.resumo | O objetivo geral deste trabalho foi compreender os conceitos de memória e aprendizagem, analisando as obras de Lev Vygotski e Eric Kandel à luz da concepção de aprendizagem dialógica. Partiu da necessidade de investigar a relação entre contribuições da neurociência e da psicologia para a área da educação, considerando que a literatura acadêmica nacional aponta lacunas a respeito das contribuições possíveis da neurociência no campo educacional. A metodologia utilizada nesta investigação foi a análise de conteúdo, de caráter bibliográfico. Foram analisadas três fontes bibliográficas de Eric Kandel e três de Lev Vygotski. Os principais resultados apontaram que Kandel e Vygotski têm diversas convergências, pois indicam o caráter social e cultural da memória e a capacidade de modificação desta e do comportamento a partir da experiência e da aprendizagem, tanto a nível biológico como psicológico, por meio sociocultural. Das divergências, verificou-se que ocorrem no objetivo e metodologia utilizada pelos autores para a compreensão da memória e aprendizagem. Com base no estudo realizado, concluiu-se que as convergências encontradas apontam para um caminho em comum entre a neurociência e a psicologia histórico cultural no que diz respeito aos conceitos de memória e aprendizagem. Além disso, é necessária a ampliação dos estudos que envolvem neurociência e educação, tendo em vista a superação das desigualdades sociais, o desenvolvimento de práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas que favoreçam o desenvolvimento das e dos estudantes, superando concepções baseadas em apenas um autor, tendo em vista a complexidade do ser humano e as necessidades sociais contemporâneas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5105614855092388 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL | por |