Show simple item record

dc.contributor.authorRossi, Luana Aparecida
dc.date.accessioned2022-10-03T17:33:58Z
dc.date.available2022-10-03T17:33:58Z
dc.date.issued2022-09-20
dc.identifier.citationROSSI, Luana Aparecida. Memória e aprendizagem dialógica: uma abordagem interdisciplinar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16775.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16775
dc.description.abstractThe general objective of this work was to understand the concepts of memory and learning, analyzing the works of Lev Vygotski and Eric Kandel in light of the concept of dialogical learning. It started from the need to investigate the relationship between contributions from neuroscience and psychology to the field of education, considering that the national academic literature points out gaps regarding the possible contributions of neuroscience in the educational field. The methodology used in this research was content analysis, of bibliographic nature. Three bibliographic sources by Eric Kandel and three by Lev Vygotski were analyzed. The main results pointed out that Kandel and Vygotski have several convergences, as they indicate the social and cultural character of memory and the capacity of modifying it and behavior from experience and learning, both at a biological and psychological level, through sociocultural means. Of the divergences, it was found that they occur in the objective and methodology used by the authors for the understanding of memory and learning. Based on the study performed, it was concluded that the convergences found point to a common path between neuroscience and cultural historical psychology regarding the concepts of memory and learning. In addition, it is necessary to expand the studies involving neuroscience and education, in order to overcome social inequalities, to develop pedagogical practices based on scientific evidence that favor the development of students, overcoming conceptions based on only one author, in view of the complexity of the human being and contemporary social needs.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectNeurociênciapor
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectNeuroscienceeng
dc.titleMemória e aprendizagem dialógica: uma abordagem interdisciplinarpor
dc.title.alternativeMemory and dialogic learning: an interdisciplinary approacheng
dc.title.alternativeMemoria y aprendizaje dialógico: un enfoque interdisciplinariospa
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Marigo, Adriana Fernandes Coimbra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4014738511373573por
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho foi compreender os conceitos de memória e aprendizagem, analisando as obras de Lev Vygotski e Eric Kandel à luz da concepção de aprendizagem dialógica. Partiu da necessidade de investigar a relação entre contribuições da neurociência e da psicologia para a área da educação, considerando que a literatura acadêmica nacional aponta lacunas a respeito das contribuições possíveis da neurociência no campo educacional. A metodologia utilizada nesta investigação foi a análise de conteúdo, de caráter bibliográfico. Foram analisadas três fontes bibliográficas de Eric Kandel e três de Lev Vygotski. Os principais resultados apontaram que Kandel e Vygotski têm diversas convergências, pois indicam o caráter social e cultural da memória e a capacidade de modificação desta e do comportamento a partir da experiência e da aprendizagem, tanto a nível biológico como psicológico, por meio sociocultural. Das divergências, verificou-se que ocorrem no objetivo e metodologia utilizada pelos autores para a compreensão da memória e aprendizagem. Com base no estudo realizado, concluiu-se que as convergências encontradas apontam para um caminho em comum entre a neurociência e a psicologia histórico cultural no que diz respeito aos conceitos de memória e aprendizagem. Além disso, é necessária a ampliação dos estudos que envolvem neurociência e educação, tendo em vista a superação das desigualdades sociais, o desenvolvimento de práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas que favoreçam o desenvolvimento das e dos estudantes, superando concepções baseadas em apenas um autor, tendo em vista a complexidade do ser humano e as necessidades sociais contemporâneas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5105614855092388por
dc.publisher.coursePedagogia - PedLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil