Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSlompo, Ana Paula
dc.date.accessioned2022-10-07T13:22:39Z
dc.date.available2022-10-07T13:22:39Z
dc.date.issued2022-09-27
dc.identifier.citationSLOMPO, Ana Paula. O ethos discursivo como gestão da autoria: análise do objeto editorial Turma da Mônica: Romeu e Julieta (2015). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16823.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16823
dc.description.abstractBased on reflections on the marketing aspect of the literary field and the concept of literary space (MAINGUENEAU, 2018), we analyzed the position of the editorial object Turma da Mônica: Romeu e Julieta (2015). For this purpose, we used the concepts of medium (DEBRAY, 2000) and discursive ethos (MAINGUENEAU, 2008) within the framework of Materialist Discourse Analysis. This editorial object is an adaptation (HUTCHEON, 2011) of a well-known story with other well-known characters, which is why we use the concept of ethos for the analysis: we want to know what Monica's Gang remains in the recount of Romeo and Juliet. Furthermore, we mobilized the concept of material formalization developed by Flusser (2007), the notion of intermediality (CLUVER, 2006), and approaches to the symbology of colors from the study of Guimarães (2001). We used these concepts because the object raises several questions about the literary field, especially the publication of adaptations in comics, because of its material existence and its position in the field, as Turma da Mônica: Romeu e Julieta (2015) is an adaptation of Shakespeare's classic play Romeo and Juliet, which was very successful in different parts of the world and at various times in history, being released in the 20th century in Brazil, both in the form of a comic book (1978) and as theater (1978), film (1979) and LP (1978). We studied the 2015 edition when the comic had a reissue commemorating the 80th anniversary of the creator of the characters of Monica's Gang and author of many stories involving the gang, Mauricio de Sousa, which led us to think about authorship from the proposals of Maingueneau (2018). With the analysis, we understood how the discursive ethos acts in adaptations such as this: the effective ethos of this composition of Monica's Gang and Romeo and Juliet is paratopic, as is the text's authorship.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutoriapor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectEthos Discursivopor
dc.subjectHistórias em Quadrinhospor
dc.subjectAuthorshipeng
dc.subjectAdaptationeng
dc.subjectDiscursive Ethoseng
dc.subjectComic Bookseng
dc.titleO ethos discursivo como gestão da autoria: análise do objeto editorial Turma da Mônica: Romeu e Julieta (2015)por
dc.title.alternativeDiscourse ethos as management of authorship: analysis of the editorial object Turma da Mônica: Romeu e Julieta (2015)eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Salgado, Luciana Salazar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5206927424265495por
dc.description.resumoA partir de reflexões sobre o mundo mercadológico do livro e do conceito de espaço literário (MAINGUENEAU, 2018), realizamos uma análise da posição ocupada pelo objeto editorial Turma da Mônica: Romeu e Julieta (2015) no campo literário. Para esse fim foram utilizados conceitos de mídium (DEBRAY, 2000) e de ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008), dentro do quadro da Análise do Discurso de base materialista. Este objeto editorial é uma adaptação (HUTCHEON, 2011) de uma história já conhecida com outros personagens já conhecidos, motivo pelo qual utilizamos o conceito de ethos para a análise: queremos saber o que da Turma da Mônica permanece na recontagem da história de Romeu e Julieta. Além disso, mobilizamos o conceito de formalização material elaborado por Flusser (2007), a noção de intermidialidade (CLUVER, 2006), e abordagens sobre a simbologia das cores a partir do estudo de Guimarães (2001). Tais conceitos foram utilizados pelo fato de que o objeto levanta várias questões a respeito do mundo da edição, em especial da publicação de adaptações em quadrinhos, desde sua existência material até sua posição no campo, pois Turma da Mônica: Romeu e Julieta (2015) é uma adaptação da peça teatral clássica de Shakespeare, Romeu e Julieta, que obteve muito sucesso em diversos lugares do mundo e diferentes momentos da história, sendo lançada, no século XX no Brasil, tanto em forma de história em quadrinhos (1978) quanto como teatro (1978), filme (1979) e LP (1978). A edição aqui estudada é de 2015, momento em que a HQ teve uma reedição comemorativa pelos 80 anos do criador dos personagens da Turma da Mônica e autor de muitas histórias envolvendo a turma, Mauricio de Sousa, o que nos levou a pensar a autoria a partir das propostas de Maingueneau (2018). As análises nos levaram a compreender como se formula o ethos discursivo neste tipo de adaptação: o ethos efetivo dessa composição de Turma da Mônica e Romeu e Julieta é paratópico, como também é a autoria do texto.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2826199488822083por
dc.publisher.courseLinguística - Lingpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil