dc.contributor.author | Barbosa, Regina Auxiliadora | |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T13:49:44Z | eng |
dc.date.available | 2022-10-14T13:49:44Z | eng |
dc.date.issued | 2022-09-20 | eng |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Regina Auxiliadora. Formação continuada de professores de biologia: um estudo bibliográfico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16876. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16876 | por |
dc.description.abstract | Continuing education is considered an inherent condition for the professional
performance of teachers, a duty to be offered by the State, and a part of the teaching
workload. However, despite the mandatory nature and increasing studies, there is still a lack
of research that highlights the situations of this training and teachers’ specialties in a broader
way. There is also a diversity of sources where information can be found. This plurality led
to the definition of qualitative research of the bibliographic type. This research is mainly
based on André (1999), Nóvoa (2009), Tardif (2012), and Zeichner (1993) studies, as well as
on Brasilian legislation that regulates the continuing education of teachers. The study aimed
to identify the trends and challenges posed to the continung education of biology teachers,
pointing to the perception of different conceptual and methodological approaches considering
Dialnet scientific papers database from 2000 to 2021. A total of 44 articles were found, and 6
of these were selected.The results indicate that the exercise of teaching and formative
practices tend to be reviewed with social changes; training for biology teachers highlights
topics such as genetics, DNA and evolution, with emphasis on the historical approach to
contente and knowledge of concepts about scientific models used in laboratories and blood
circulation; training proposal for the use of didactic material (with different activities) present
in a biology book; scientific production in the specific area has continued to grow since the
last decade, but there is a need for expansion to make it possible to make know situations in
different contexts, whether systems, schools, stages and/or educational modalities or even
states/regions. It was considered that continuing education as an offer of support to the teacher
will be more efficient if it listens to the demands of the teachers themselves and when it
constitutes a perennial training process, no longer being fragmented proposals and
disconnected from the teachers’ needs. The expansion of research is concluded as a condition
to better support training proposals for biology teachers. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação continuada de professores | por |
dc.subject | Professores de biologia | por |
dc.subject | Docência na educação básica | por |
dc.subject | Continuing teacher education | eng |
dc.subject | Biology teachers | eng |
dc.subject | Teaching in primary education. | eng |
dc.title | Formação continuada de professores de biologia: um estudo bibliográfico | por |
dc.title.alternative | Continuing education of biology teachers: a bibliographic study | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Galindo, Camila José | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4950003851687226 | por |
dc.description.resumo | A formação continuada é hoje considerada condição inerente à atuação profissional dos professores, dever de oferta do Estado e parte integrante da carga horária docente. Apesar do carácter obrigatório e dos estudos crescentes sobre ela, carecem de investigações que retratem as situações desta formação e das especialidades de formação de professores de área de forma panorâmica. Há ainda uma diversidade de fontes e bases onde as informações podem ser encontradas. Essa pluralidade nos conduziu à definição de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. A pesquisa está alicerçada teoricamente em estudos de André (1999), Nóvoa (2009), Tardif (2012) e Zeichner (1993), principalmente, bem como na legislação brasileira que regulamenta a formação continuada de professores. O objetivo do estudo desenvolvido foi analisar as tendências e desafios colocados à formação continuada de professores de Biologia, apontando à percepção de diferentes abordagens conceituais e metodológicas da produção no âmbito dos periódicos da base Dialnet no período de 2000 a 2021. Foram encontrados 44 artigos, e desses foram selecionados 6, pela pertinência em relação ao tema desse trabalho. Os resultados apontam que o exercício da docência e das práticas formativas tendem a se refazerem junto às mudanças sociais; as formações para os professores de biologia destacam temas como genética, evolução e modelos científicos em laboratório, evolução sanguínea com destaque a abordagem histórica dos conteúdos e o conhecimento de concepções acerca dos modelos de laboratórios; proposta de formação para uso de material didático (com atividades diversas) presente em um livro de biologia; a produção cientifica na área específica segue crescente a partir da última década, porém com necessidades de ampliação que permita dar a conhecer situações de diferentes contextos sejam sistemas, escolas, etapas e/ou modalidades educacionais ou ainda estados/regiões. Considerou-se que formação continuada enquanto oferta de apoio ao docente será mais eficiente se ouvir as demandas dos próprios professores e quando se constituir em processo formativo perene, deixando de ser propostas fragmentadas e desvinculadas das necessidades dos professores. Conclui-se a ampliação de pesquisas como condição para melhor amparar propostas formativas aos professores de biologia. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9735069312989658 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-Ar | por |