dc.contributor.author | Rocha, Renan Hermenegildo Matos | |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T14:42:49Z | eng |
dc.date.available | 2022-10-19T14:42:49Z | eng |
dc.date.issued | 2022-04-25 | eng |
dc.identifier.citation | ROCHA, Renan Hermenegildo Matos. Campo elétrico: uma proposta de sequência didática utilizando fanzines. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16901. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16901 | por |
dc.description.abstract | This work proposes the elaboration of a didactic sequence (DS) that prioritizes the use of drawings to explore the concept of electric field through different perspectives (historical, mathematical and real applications). Based on Vygotsky's learning theory, the abstract concept of field was developed through historical modifications using illustrations. These illustrations were organized in a fanzine format to compose a proposal for a didactic sequence for students of the 3rd year of high school (EM). However, due to the impacts generated by Covid-19, its application in the field was not possible, which changed the character of this research to a qualitative one. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Campo elétrico | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Fanzine | por |
dc.subject | Electric field | por |
dc.subject | Didactic sequence | por |
dc.title | Campo elétrico: uma proposta de sequência didática utilizando fanzines | por |
dc.title.alternative | Electric field: a proposal for a didactic sequence using fanzines | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Ozelo, Helka Fabbri Broggian Ozelo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3461562538781465 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Bazon, Fernanda Vilhena Mafra | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4400597671073289 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe a elaboração de uma sequência didática (SD) que priorize o uso de desenhos para explorar o conceito de campo elétrico através de diversas óticas (histórica, matemática e das aplicações reais). Tendo por base a teoria de aprendizagem de Vigotski, foi desenvolvido o conceito abstrato de campo por meio das modificações históricas usando ilustrações. Essas ilustrações foram organizadas em formato de fanzine para compor uma proposta de sequência didática para alunos do 3° ano do ensino médio (EM). No entanto, devido aos impactos gerados pela Covid-19, sua aplicação em campo não foi possível, o que mudou o caráter da presente pesquisa para qualitativa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9171951369762118 | por |
dc.publisher.course | Física - FL-Ar | por |