Show simple item record

dc.contributor.authorAndrikonis, Juliana Buzinaro
dc.date.accessioned2022-11-08T11:40:50Z
dc.date.available2022-11-08T11:40:50Z
dc.date.issued2020-09-28
dc.identifier.citationANDRIKONIS, Juliana Buzinaro. A decolonialidade na mediação da informação: uma análise dos trabalhos apresentados no GT3 ENANCIB. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16999.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16999
dc.description.abstractLibrariansihp and Information Science recognizes the need for a controlled vocabulary for identifying and treating information; however, as is expected from a democratic informational society, the need for subject areas expansion and adaptation of those areas in relation to new technological, social and cultural issues, is inevitable. In this sense, this undergraduate theses proposes to discuss, through an exploratory bibliographic research, and analyzed from a quali-quantitative perspective, what are the publication tendencies on ENANCIB, based on the theme of “decoloniality”. The analisys will be divided into two stages: first, we will survey the occurrences of themes that represent the decolonial theme in works published in all GTs, within the time frame of the last 5 years of the event (2016-2021); secondly, we will carry out a semantic analysis focusing on the GT3, aiming to make a comparison between both analysis. From this angle, we find that the decolonial theme is debated in a fragmented way in respect to possible subjects of subcategories, coupled to social guidelines, specially in subjects relating to resistence, gender and race, which is the most occuring theme in the GTs that focus on human sciences approaches. After the data analysis, we found that there’s an urgency in propagating the term “decoloniality” in Librarianship and Information Science, having in mind the cultural and social effects and scientific delay which colonialist acctions perpetuate, not only for information users, but also for all professionals, researchers and natives of a non colonial euro-american living standard. In this sense, we seek to point out the relationship between the usage of decolonial terms for visibility of subaltern bodies and themes that are affected by it, such as LGBTQIA+ people, women, black and indigenous people, among others, in GT3 publications. With that, we identified that the decolonial character, even though not always explicitly, marks the Information Mediation studies in its capability to rethink a plural, more inclusive Librarianship and Information Science, which reverberates both in sociocultural and academic spaces, from validation of different knowledge.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDecolonialidadepor
dc.subjectMediação da Informaçãopor
dc.subjectVisibilidade informacionalpor
dc.subjectBiblioteconomia e Ciência da Informaçãopor
dc.subjectENANCIBpor
dc.subjectDecolonialityeng
dc.subjectInformation Mediationeng
dc.subjectLibrarianship and Information Scienceeng
dc.titleA decolonialidade na mediação da informação: uma análise dos trabalhos apresentados no GT3 ENANCIBpor
dc.title.alternativeDecoloniality in information mediation: an analysis of the works presented in GT3 ENANCIBeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Gracioso, Luciana de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898201916360294por
dc.description.resumoA área de Biblioteconomia e Ciência da Informação reconhece a necessidade de um vocabulário controlado para a identificação e tratamento da informação, entretanto como é esperado de uma sociedade da informação de viés democrático, é inevitável a necessidade de expansão das classes de assuntos, bem como da adaptação das áreas com relação às novas questões tecnológicas, sociais e culturais. Nesse sentido, o trabalho de conclusão de curso a seguir propõe-se a discutir, quais as são as tendências de publicações do GT3 do ENANCIB, a partir da identificação e visibilidade de termos e assuntos de pautas sociais relacionados a decolonialidade, em um recorte temporal de 5 anos, por meio de um levantamento bibliográfico exploratório, analisado sob uma perspectiva quali-quantitativa. A análise do trabalho foi dividida em dois momentos: no primeiro, realizaremos o levantamento de ocorrências de termos representativos da temática decolonial nos trabalhos publicados em todos os GTs, com o recorte temporal dos últimos 5 anos de evento (2016 - 2021); e segundo, faremos uma análise semântica com foco no GT3, com o objetivo de realizar um comparativo entre as duas análises. Nesse sentido, conclui-se que a temática decolonial, é debatida de modo fragmentado a partir de possíveis termos de subcategorias, vinculados à pautas sociais, em especial aos conceitos de resistência, gênero e raça, que tem maior ocorrência nos GTs voltados à abordagens das ciências humanas. Após a análise dos dados, constatou-se que há uma urgência na difusão do termo “decolonialidade” na BCI, tendo em vista os efeitos culturais, sociais e atrasos científicos que ações colonialistas perpetuam não só para os sujeitos usuários da informação, mas também para todos os profissionais, pesquisadores e sujeitos nativos de um padrão de vida não colonial euro americano. Nesse sentido, também buscamos apontar a relação entre a utilização dos termos decoloniais para a visibilidade da temática e dos corpos subalternos que são afetadas pela mesma, tais como população LGBTQIA+, mulheres, população negra e indigena, entre outros, nas publicações do GT3. Pois identificou-se o caráter decolonial, mesmo que não propriamente dito, marca os estudos de Mediação da Informação nas suas possibilidades de repensar uma Biblioteconomia e Ciência da Informação mais inclusiva, plural, que reverbera tanto em âmbito sócio-cultural, quanto acadêmico, a partir da validação de outros saberes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2121898429151597por
dc.publisher.courseBiblioteconomia e Ciência da Informação - BCIpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil