Mostrar el registro sencillo del ítem
Retratos da pandemia: registros foto/cartográficos a partir de um olhar infantil surdo
dc.contributor.author | Dias, Jonathas Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T13:34:23Z | |
dc.date.available | 2022-11-21T13:34:23Z | |
dc.date.issued | 2022-10-03 | |
dc.identifier.citation | DIAS, Jonathas Oliveira. Retratos da pandemia: registros foto/cartográficos a partir de um olhar infantil surdo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17045. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17045 | |
dc.description.abstract | This work, of cartographic theoretical-methodological inspiration, has as main objective to show the childish feelings of deaf children at the time of the COVID-19 pandemic. The photographic resource was adopted as a way of accessing the elaboration of deaf children's imagination in this context, and the guiding theoretical assumptions were the bilingual/bicultural perspective in the understanding of deaf identity and culture and the studies in post-structuralist perspectives. From a case study and the participation of a deaf child in the process of photographic and imagery creation, although the work had the objective of presenting to the deaf child an exercise of autonomy - in which he was able to appropriate photography as a tool, as door of dialogue and as a possibility of enunciating oneself - in the encounter with deaf children's productions, it can be seen that ways of doing (depicting and narrating oneself) are reproduced, still quite guided by adult/hearing expectations, which suggests that the work with photography or the construction of imagery narratives by deaf children can be further explored as forms of elaboration and construction of narratives of deaf children's subjectivities, since although photography can be a powerful resource for this, it seems still be little explored in the field, for example, in the education of deaf children. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Crianças surdas | por |
dc.subject | Fotografia | por |
dc.subject | Pandemia de COVID-19 | por |
dc.subject | Deaf children | eng |
dc.subject | Photography | eng |
dc.subject | COVID-19 pandemic | eng |
dc.title | Retratos da pandemia: registros foto/cartográficos a partir de um olhar infantil surdo | por |
dc.title.alternative | Pandemic pictures: photo/cartographic records from a deaf children`s look | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Cabello, Janaina | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4349074907357325 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho, de inspiração teórico-metodológica cartográfica, tem como objetivo principal dar a ver os sentimentos infantis das crianças surdas no momento da pandemia de COVID-19. Foi adotado o recurso fotográfico como forma de acesso à elaboração de imaginário infantil surdo nesse contexto, sendo que os pressupostos teóricos norteadores foram a perspectiva bilíngue/bicultural na compreensão da identidade e cultura surda e os estudos nas perspectivas pós-estruturalistas. A partir de um estudo de caso e a participação de uma criança surda no processo de criação fotográfica e imagética, embora o trabalho tenha tido como objetivo apresentar à criança surda um exercício de autonomia - em que ela pôde se apropriar da fotografia como ferramenta, como porta de diálogo e como possibilidade de enunciar-se - no encontro com as produções infantis surdas, pode-se perceber que são reproduzidos modos de fazer (de retratar e de narrar-se) ainda bastante pautados nas expectativas adultas/ouvintes, o que sugere que o trabalho com a fotografia ou a construção de narrativas imagéticas por parte das crianças surdas podem ser ainda mais exploradas como formas de elaboração e construção das narrativas de subjetividades infantis surdas, uma vez que embora a fotografia possa ser um recurso potente para isso, parece ainda ser pouco explorada no campo, por exemplo, da educação de crianças surdas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7345050914021096 | por |
dc.publisher.course | Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSP | por |