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dc.contributor.authorAngelim, Jonas dos Santos
dc.date.accessioned2022-11-21T18:06:25Z
dc.date.available2022-11-21T18:06:25Z
dc.date.issued2022-10-03
dc.identifier.citationANGELIM, Jonas dos Santos. O ensino de Libras na formação de assistentes sociais de uma instituição tradicional do estado de São Paulo: aspectos curriculares. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17053.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17053
dc.description.abstractAs of 2015, with the publication of Law nº 13.146 - Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities (LBI) - much has been discussed about the deaf person with regard to their linguistic rights and their daily difficulties in providing care in numerous services, because of its distinct language (Brazilian Sign Language). In addition to this initial problem, we seek in this work to bring this discussion specifically to the care of deaf people in the field of Social Work. In this sense, the present work aims to verify how one of the most traditional Social Work courses in the country, offered by the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), addresses the rights of deaf people in its curriculum for training social workers. . The choice criterion for the curricular analysis of this course is due to the fact that this is the pioneering course for the training of social workers in Brazil, at the same time that, at the same institution, one of the most traditional institutions for the care of the deaf in São Paulo is maintained. Paulo, the Division of Education and Rehabilitation of Communication Disorders (DERDIC). Thus, as a triggering question, we propose: would DERDIC's tradition in assisting deaf people and families influence, in some way, the curricular proposal for training social workers at this institution? Based on a bibliographic/documental survey and through the curricular analysis of the social work course, we observed that the curricular proposal of the analyzed institution does not explicitly present disciplines related to the training of more prepared social workers to meet the needs of deaf people in their linguistic specificities (mainly), which impacts, more broadly, on actions that promote greater social inclusion of this public.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispor
dc.subjectPessoas surdaspor
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectCurrículo em Serviço Socialpor
dc.subjectDERDICpor
dc.subjectBrazilian Sign Languageeng
dc.subjectDeaf peopleeng
dc.subjectSocial serviceeng
dc.titleO ensino de Libras na formação de assistentes sociais de uma instituição tradicional do estado de São Paulo: aspectos curricularespor
dc.title.alternativeTeaching Libras in the training of social workers in a traditional institution in the state of São Paulo: curricular aspectseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Cabello, Janaina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4349074907357325por
dc.description.resumoA partir de 2015, com a publicação da Lei nº 13.146 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) - muito se discute sobre a pessoa surda no que diz respeito aos seus direitos linguísticos e suas dificuldades diárias para atendimento em inúmeros serviços, por conta de sua língua distinta (a Língua Brasileira de Sinais). Para além dessa problemática inicial, buscamos neste trabalho trazer essa discussão especificamente para o atendimento de pessoas surdas no campo do Serviço Social. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo verificar como um dos cursos mais tradicionais de Serviço Social do país, oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), aborda os direitos das pessoas surdas em seu currículo de formação de assistentes sociais. O critério de escolha para a análise curricular deste curso se deve ao fato deste ser o curso pioneiro de formação de assistentes sociais no Brasil, ao mesmo tempo em que, na mesma instituição, é mantida uma das mais tradicionais instituições de atendimento de surdos de São Paulo, a Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (DERDIC). Assim, como questão disparadora, propomos: a tradição da DERDIC no atendimento de surdos e famílias influenciaria, de algum modo, a proposta curricular de formação de assistentes sociais dessa instituição? A partir de um levantamento bibliográfico/documental e por meio da análise curricular do curso de serviço social, observamos que a proposta curricular da instituição analisada não apresenta explicitamente disciplinas relacionadas à formação de assistentes sociais mais preparadas/os para atender as necessidades das pessoas surdas em suas especificidades linguísticas (principalmente), o que impacta, de modo mais amplo, em ações que promovam maior inclusão social deste público.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5689364896310848por
dc.publisher.courseTradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSPpor


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