dc.contributor.author | Lima, Larissa Corrêa | |
dc.date.accessioned | 2022-11-29T19:09:45Z | |
dc.date.available | 2022-11-29T19:09:45Z | |
dc.date.issued | 2021-11-30 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Larissa Corrêa. Entre a escola pública e o ensino superior- a longa jornada dos jovens periféricos de Araçoiaba da Serra- SP.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17094. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17094 | |
dc.description.abstract | En el trabajo presente revisa la historia de la educación formal em el Brasil, destacando las principales políticas públicas educativas, especialmente aquellas que permiten el acceso a la educación superior por parte de los estratos populares. Como resultado de la globalización y las constantes demandas del mercado, la calificación a un nivel superior se ha vuelto esencial para un ascenso social y / o económico, por lo tanto, durante la investigación, algunos programas que son los principales responsables del creciente número de nuevos participantes fueron analizados en la educación superior brasileña, a saber, PROUNI, FIES y ENEM. Y finalmente, los posibles obstáculos que enfrentan los jóvenes de escuelas periféricas para ingresar a las IES, sean públicas o privadas. Para esto, se buscó conocer la Escuela Pública Barrio Jundiaquara, ubicada en el municipio de Araçoiaba da Serra - SP, con el fin de verificar cómo estos fenómenos reverberan en la escuela periférica. | esp |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educación | esp |
dc.subject | Escuela Pública | esp |
dc.subject | Políticas Públicas | por |
dc.subject | Enseñanza Superior | esp |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escola Pública | por |
dc.subject | Políticas Públicas | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.title | Entre a escola pública e o ensino superior- a longa jornada dos jovens periféricos de Araçoiaba da Serra- SP. | por |
dc.title.alternative | Between public school and higher education - the long journey of young people from the periphery of Araçoiaba da Serra-SP | esp |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Mariano, Neusa de Fátima | |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/5003743301847104 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho faz uma revisão sobre a história da educação formal no Brasil evidenciando as principais políticas públicas educacionais, sobretudo aquelas que viabilizam o acesso ao ensino superior pela camada popular. Em decorrência da globalização e das constantes exigências do mercado, a qualificação em nível superior tornou-se essencial para uma ascensão social e/ou econômica, logo, no decurso da pesquisa foram analisados alguns programas que se constituem como principais responsáveis pelo crescente número de ingressantes no ensino superior brasileiro, a saber, o PROUNI, FIES e ENEM. E por fim, os possíveis obstáculos que jovens oriundos de escolas periféricas enfrentam para ingressarem nas IES, seja ela pública ou privada. Para isto buscou-se conhecer a Escola Estadual Bairro Jundiaquara, localizada no município de Araçoiaba da Serra - SP, a fim de verificar como esses fenômenos reverberam na escola periférica. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.publisher.course | Geografia - GeoL-So | por |