Show simple item record

dc.contributor.authorLima, Larissa Corrêa
dc.date.accessioned2022-11-29T19:09:45Z
dc.date.available2022-11-29T19:09:45Z
dc.date.issued2021-11-30
dc.identifier.citationLIMA, Larissa Corrêa. Entre a escola pública e o ensino superior- a longa jornada dos jovens periféricos de Araçoiaba da Serra- SP.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17094.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17094
dc.description.abstractEn el trabajo presente revisa la historia de la educación formal em el Brasil, destacando las principales políticas públicas educativas, especialmente aquellas que permiten el acceso a la educación superior por parte de los estratos populares. Como resultado de la globalización y las constantes demandas del mercado, la calificación a un nivel superior se ha vuelto esencial para un ascenso social y / o económico, por lo tanto, durante la investigación, algunos programas que son los principales responsables del creciente número de nuevos participantes fueron analizados en la educación superior brasileña, a saber, PROUNI, FIES y ENEM. Y finalmente, los posibles obstáculos que enfrentan los jóvenes de escuelas periféricas para ingresar a las IES, sean públicas o privadas. Para esto, se buscó conocer la Escuela Pública Barrio Jundiaquara, ubicada en el municipio de Araçoiaba da Serra - SP, con el fin de verificar cómo estos fenómenos reverberan en la escuela periférica.esp
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaciónesp
dc.subjectEscuela Públicaesp
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectEnseñanza Superioresp
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscola Públicapor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.titleEntre a escola pública e o ensino superior- a longa jornada dos jovens periféricos de Araçoiaba da Serra- SP.por
dc.title.alternativeBetween public school and higher education - the long journey of young people from the periphery of Araçoiaba da Serra-SPesp
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Mariano, Neusa de Fátima
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5003743301847104por
dc.description.resumoO presente trabalho faz uma revisão sobre a história da educação formal no Brasil evidenciando as principais políticas públicas educacionais, sobretudo aquelas que viabilizam o acesso ao ensino superior pela camada popular. Em decorrência da globalização e das constantes exigências do mercado, a qualificação em nível superior tornou-se essencial para uma ascensão social e/ou econômica, logo, no decurso da pesquisa foram analisados alguns programas que se constituem como principais responsáveis pelo crescente número de ingressantes no ensino superior brasileiro, a saber, o PROUNI, FIES e ENEM. E por fim, os possíveis obstáculos que jovens oriundos de escolas periféricas enfrentam para ingressarem nas IES, seja ela pública ou privada. Para isto buscou-se conhecer a Escola Estadual Bairro Jundiaquara, localizada no município de Araçoiaba da Serra - SP, a fim de verificar como esses fenômenos reverberam na escola periférica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseGeografia - GeoL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil