Show simple item record

dc.contributor.authorLima, Larissa Corrêa de
dc.date.accessioned2022-11-29T19:10:29Z
dc.date.available2022-11-29T19:10:29Z
dc.date.issued2021-11-30
dc.identifier.citationLIMA, Larissa Corrêa de. Entre a escola pública e o ensino superior- a longa jornada dos jovens periféricos de Araçoiaba da Serra- SP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17095.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17095
dc.description.abstractThe present work reviews the history of formal education in Brazil, highlighting the main educational public policies, especially those that enable access to higher education by the popular class. As a result of globalization and the constant demands of the market, qualification at a higher level has become essential for social and/or economic ascension. in Brazilian higher education, namely PROUNI, FIES and ENEM. And finally, the possible obstacles that young people from peripheral schools face to join HEIs, whether public or private. For this, we sought to know the Bairro Jundiaquara State School, located in the municipality of Araçoiaba da Serra - SP, in order to verify how these phenomena reverberate in the peripheral school.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectUniversity educationeng
dc.titleEntre a escola pública e o ensino superior- a longa jornada dos jovens periféricos de Araçoiaba da Serra- SPpor
dc.title.alternativeBetween public school and higher education - the long journey of young people from the periphery of Araçoiaba da Serra- SPeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Mariano, Neusa de Fátima
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5003743301847104por
dc.description.resumoO presente trabalho faz uma revisão sobre a história da educação formal no Brasil evidenciando as principais políticas públicas educacionais, sobretudo aquelas que viabilizam o acesso ao ensino superior pela camada popular. Em decorrência da globalização e das constantes exigências do mercado, a qualificação em nível superior tornou-se essencial para uma ascensão social e/ou econômica, logo, no decurso da pesquisa foram analisados alguns programas que se constituem como principais responsáveis pelo crescente número de ingressantes no ensino superior brasileiro, a saber, o PROUNI, FIES e ENEM. E por fim, os possíveis obstáculos que jovens oriundos de escolas periféricas enfrentam para ingressarem nas IES, seja ela pública ou privada. Para isto buscou-se conhecer a Escola Estadual Bairro Jundiaquara, localizada no município de Araçoiaba da Serra - SP, a fim de verificar como esses fenômenos reverberam na escola periférica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseGeografia - GeoL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil