Show simple item record

dc.contributor.authorConti, Clarissa Neves
dc.date.accessioned2022-12-05T12:31:44Z
dc.date.available2022-12-05T12:31:44Z
dc.date.issued2013-01-23
dc.identifier.citationCONTI, Clarissa Neves. Mash-ups literários: uma análise das representações discursivas do novo autor/novo leitor brasileiro contemporâneo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17117.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17117
dc.description.abstractIn this work we seek to observe the discursive representations of contemporary reading practices. In view of the technological changes that have been presenting since the end of the 20th century, which configure what has been called digital culture, we seek to observe the impact of the strength of this culture on contemporary writing and reading practices. To this end, we define as an object of analysis the literary mashups, which are the result of a culture of the mix of today's own mix. This practice of mashup, quite common in relation to other artistic languages, such as music, has developed in relation to texts, and presents itself as an interesting change in writing and reading practices nowadays. In order to understand some of these mutations, we raise some discursive representations present not only in the texts produced according to the practice of mashup, but also those apprehensive through the polarization of discourse about this recent editorial phenomenon. We will constitute our corpus with two copies of mashups of Brazilian classical literature, namely, Dom Casmurro and the Flying Saucers and The Alienist Hunter of Mutants, both originating from the works of Machado de Assis. Thus, we will observe what are the linguistic and stylistic choices that define the degree of maintenance or change of narratives. We also seek to highlight the discursive formations for and against the practice of mashup. To undertake this analysis, we focus on the articulation between the assumptions of the Cultural History of reading as presented by Roger Chartier (1999) and on the concepts of French Discourse Analysis, mainly on the work of Michel Foucault (2008; 2009). Observing such changes that occur in the linguistic structures of the text, as well as in the manifestations of readers regarding the editorial dissemination of these books (from comments on blogs), we seek to discuss the principle that governs the appropriation of the editorial market of this mash-up practice, based on the assumption that it began with the spontaneous production of remixes, and that today it offers itself as an editorial line of some publishers that focus on the consumer market for children and youth.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMash-up literáriopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectRepresentações do leitor jovempor
dc.titleMash-ups literários: uma análise das representações discursivas do novo autor/novo leitor brasileiro contemporâneopor
dc.title.alternativeLiterary mash-ups: an analysis of the discursive representations of the new contemporary Brazilian author/readereng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Luzmara Curcino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4849994635754652por
dc.description.resumoNeste trabalho buscamos observar as representações discursivas das práticas de leitura da contemporaneidade. Tendo em vista as mutações tecnológicas que vêm se apresentando desde o fim do século XX, que configuram o que se convencionou chamar de cultura digital, procuramos observar o impacto da força dessa cultura nas práticas de escrita e leitura contemporâneas. Para tanto, definimos como objeto de análise os mash-ups literários, que são o resultado de uma cultura da mixagem própria da atualidade. Essa prática do mashup, bastante comum em relação a outras linguagens artísticas, tais como a música, tem se desenvolvido em relação aos textos, e se apresenta como uma interessante mudança de práticas de escrita e de leitura na atualidade. Com vistas a compreender algumas dessas mutações, levantamos algumas representações discursivas presentes não apenas nos textos produzidos segundo a prática do mashup, mas também aquelas apreensíveis por meio da polarização de discurso acerca deste recente fenômeno editorial. Constituiremos nosso corpus com dois exemplares de mash-ups da literatura clássica brasileira, a saber, Dom Casmurro e os Discos Voadores e O Alienista Caçador de Mutantes, ambos originários das obras de Machado de Assis. Assim, observaremos quais são as escolhas linguísticas e estilísticas que definem o grau de manutenção ou mudança das narrativas. Buscamos ainda evidenciar as formações discursivas pró e contra a prática do mashup. Para empreender essa análise, pautamo-nos na articulação entre os pressupostos da História Cultural da leitura como apresentados por Roger Chartier (1999) e nos conceitos da Análise do Discurso francês, principalmente no trabalho de Michel Foucault (2008; 2009). Observando tais mudanças que ocorrem nas estruturas linguísticas do texto, bem como nas manifestações dos leitores a respeito da difusão editorial desses livros (a partir de comentários em blogs), buscamos discutir o princípio que rege a apropriação do mercado editorial dessa prática de mash-up, partindo do pressuposto de que esta se iniciou pela produção espontânea de remixagens, e que hoje se oferece como uma linha editorial de algumas editoras que focalizam o mercado consumidor infanto-juvenil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2455190460941507por
dc.publisher.courseLinguística - Lingpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil