Show simple item record

dc.contributor.authorNishimota, Leandro Yoshio
dc.date.accessioned2022-12-15T00:03:26Z
dc.date.available2022-12-15T00:03:26Z
dc.date.issued2022-11-10
dc.identifier.citationNISHIMOTA, Leandro Yoshio. O jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17162.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17162
dc.description.abstractChess is a game that stimulates the logical reasoning, spatial vision and critical thinking of practitioners. Several academic studies have already found the affinity between the practice of sport and the development of several skills. This paper deals with the use of the game of chess in the classroom as a tool to aid the competencies that mathematics seeks to develop in secondary school students according to the National Common Curricular Base (BNCC) for high school. For this purpose, research related to teaching was used through the playful to associate math exercises with chess exercises in order to find familiarity between the skills worked and the skills developed, thus producing a bibliographic/qualitative research. The work sought to show the existence of a positive correlation between the competencies established in the BNCC during practice and during the problems involved in the game.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectXadrezpor
dc.subjectJogopor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectHabilidadespor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectChesseng
dc.subjectGameeng
dc.subjectSkillseng
dc.subjectCompetencieseng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectMathematicspor
dc.titleO jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.por
dc.title.alternativeThe game of chess as an aid tool for the development of skills to high school students.eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Pompeu Junior, Geraldo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7146270419829114por
dc.description.resumoO xadrez é um jogo que dos praticantes. D samento crítico estimula o raciocínio lógico, a visão espacial e o pen iversos trabalhos acadêmicos já constataram a afinidade entre a prática do esporte e o desenvolvimento de diversas habilidades. O presente trabalho trata da jogo de xadrez em sala de aula como ferramenta para auxílio das competências que a matemática busca desenvolver nos alunos de ensino médio segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ensino médio utilização do . Para tanto, utilizouse de pesquisas relacionadas ao ensino através do lúdico para associar exercícios de matemática com exercícios de xadrez afim de encontrar familiaridade entre as habilidades trabalhadas e as competências desenvolvidas produzindo, assim, uma pesquisa de natureza bibliográ fica/ mostrar a existência de uma qualitativa . O trabalho procurou correlação positiva entre as competências estabelecidas na BNCC durante a prática e durante os problemas envolvidos no jogo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseMatemática - ML-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil