Show simple item record

dc.contributor.authorCarlino, Gabriela Aparecida
dc.date.accessioned2023-01-18T12:32:33Z
dc.date.available2023-01-18T12:32:33Z
dc.date.issued2022-09-16
dc.identifier.citationCARLINO, Gabriela Aparecida. Ser estudante e ser mãe na universidade: condições institucionais de permanência na UFSCar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17231.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17231
dc.description.abstractContextualized in the debate about the place that women occupy in society, its specificities, and possibilities within a structurally patriarchal organization, this study reflects on one of these specificities in contemporary society: being a mother and being able to continue studying. To this end, a qualitative survey was conducted to analyze the delimitations of the assistance provided by the Federal University of São Carlos (UFSCar) to student-mothers enrolled in its undergraduate courses. This study presents the results of a search that sought to identify, in the documents of the Dean’s Office for Community and Student Affairs (PROACE), assistance actions aimed at student-mothers, and analyzes, from the typology used by Figueiredo (2019), how the university has welcomed these students in the dimensions of material and symbolic permanence and support network. In the context of few works addressing the experience of student-mothers in Higher Education, this study seeks to unveil outlines that are often invisible in institutional debates. The results revealed the non-place of these women in Higher Education, and that there are few assistance actions directed to them, with the existing ones intersected by a socioeconomic approach that includes only the poorest student- mothers.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudante-mãepor
dc.subjectAssistência estudantilpor
dc.subjectMulher-estudantepor
dc.titleSer estudante e ser mãe na universidade: condições institucionais de permanência na UFSCarpor
dc.title.alternativeBeing a college undergraduate student and a mother: institutional conditions for permanence at UFScareng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Almeida, Luana Costa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4647168712265513por
dc.description.resumoContextualizado no debate sobre o lugar que as mulheres ocupam na sociedade, suas especificidades e possibilidades dentro de uma organização estruturalmente patriarcal, este estudo reflete sobre uma dessas especificidades na sociedade contemporânea: ser mãe e poder continuar a estudar. Para tanto, uma pesquisa qualitativa foi conduzida com o objetivo de analisar as delimitações da assistência estudantil voltada às estudantes-mães matriculadas nos cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Este estudo apresenta os resultados de uma investigação pela perspectiva de uma pesquisa qualitativa de pela análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar (PDI) e das normativas e programas voltados a assistência estudantil da PROACE-UFSCar, onde procurou identificar nos documentos da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE), ações de assistência estudantil que abarcam estudantes-mães, examinando, a partir da tipologia utilizada por Figueiredo (2019), como a universidade tem acolhido a essas estudantes nas dimensões de permanência material e simbólica e rede de apoio. No contexto de poucos trabalhos voltados à vivência das estudantes-mães no Ensino Superior, esta investigação procura desvelar contornos muitas vezes invisibilizados nos debates institucionais. Os resultados revelaram o não lugar dessas mulheres no Ensino Superior e que há poucas ações de permanência estudantil que as contemplam, sendo que as existentes são interseccionadas pelo corte socioeconômico e incluem apenas as estudantes-mães mais pobres.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0511273661959937por
dc.publisher.coursePedagogia - PedLNpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil