Show simple item record

dc.contributor.authorAlmeida, Amanda Carolina Marmo de
dc.date.accessioned2023-02-10T11:50:48Z
dc.date.available2023-02-10T11:50:48Z
dc.date.issued2021-01-08
dc.identifier.citationALMEIDA, Amanda Carolina Marmo de. Sujeitos da EJA no Brasil contemporâneo: contribuições dos anais da ANPEd (2015-2019). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17367.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17367
dc.description.abstractThe education of young people and adults needs to consider the diversity of the subjects that compose it, in order to exercise its restorative, equalizing and qualifying functions, as a modality of Basic Education. Therefore, the general objective of this work is to contribute to the construction of pedagogical practices capable of meeting the different profiles of EJA subjects in contemporary Brazil. As specific objectives were delimited: i) Identify which profiles of EJA subjects are in focus in the annals of GT 18 of ANPEd (2015-2019); ii) Understand more deeply who are the subjects of EJA in contemporary Brazil, from the productions present in the referred annals; iii) Knowing which clues are indicated for pedagogical practices in dialogue with these EJA subjects. The work has its theoretical reference in the Freirean perspective, using works by Paulo Freire himself and by contemporary authors inspired by his contributions. This is a bibliographical research, in which the successive stages of reading were used: recognition reading of the bibliographic material, exploratory reading, selective reading, critical reading and interpretive reading, with a view to building an integrative synthesis. The analysis was carried out around two axes: profiles of the subjects in focus and clues for pedagogical practices in dialogue with the subjects. As for the profiles in focus, the productions show: working subjects, women, adolescents and young people, the elderly, people with disabilities and black bodies. It is noticed how some profiles are not present in the productions, such as migrants and refugees, even though this is an audience that is coming to EJA. As for the clues for pedagogical practices in dialogue with the subjects, ten indications were found: education and future objectives, human development, re-signification of the school, permanent education, critical view of society, dialogue between school and non-school knowledge, specificities of EJA, horizontality in the relationship and training of teachers.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectSujeitos da EJApor
dc.subjectPráticas emancipatóriaspor
dc.subjectAdult and young educationeng
dc.subjectSubjects of EJAeng
dc.subjectEmancipatory practiceseng
dc.titleSujeitos da EJA no Brasil contemporâneo: contribuições dos anais da ANPEd (2015-2019)por
dc.title.alternativeSubjects of EJA in contemporary Brazil: contributions from the annals of ANPEd (2015-2019)eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Jarina Rodrigues
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6612611612919706por
dc.description.resumoA Educação de jovens e adultos precisa considerar a diversidade dos sujeitos que a compõe, a fim de realizar as suas funções reparadora, equalizadora e qualificadora, como modalidade da Educação Básica. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é contribuir para a construção de práticas pedagógicas capazes de ir ao encontro dos diferentes perfis dos sujeitos da EJA no Brasil contemporâneo. Como objetivos específicos foram delimitados: i) Identificar quais perfis dos sujeitos da EJA estão em foco nos anais do GT 18 da ANPEd (2015-2019); ii) Compreender de forma mais aprofundada quem são os sujeitos da EJA no Brasil contemporâneo, a partir das produções presentes nos referidos anais; iii) Conhecer quais pistas são assinaladas para práticas pedagógicas em diálogo com esses sujeitos da EJA. O trabalho tem sua referência teórica na perspectiva freiriana, sendo utilizadas obras do próprio Paulo Freire e de autores contemporâneos inspirados em suas contribuições. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que foram utilizadas as etapas sucessivas de leitura: leitura de reconhecimento do material bibliográfico, leitura exploratória, leitura seletiva, leitura crítica e leitura interpretativa, tendo em vista a construção de uma síntese integradora. A análise foi realizada em torno de dois eixos: perfis dos sujeitos em foco e pistas para práticas pedagógicas em diálogo com os sujeitos. Quanto aos perfis em foco, as produções evidenciam: os sujeitos trabalhadores, as mulheres, os adolescentes e jovens, os idosos, as pessoas com deficiência e os corpos negros. Percebe-se como alguns perfis não estão presentes nas produções, como os migrantes e refugiados, mesmo sendo um público que está chegando à EJA. Quanto a pistas para práticas pedagógicas em diálogo com os sujeitos, foram encontrados dez indicativos: educação e objetivos futuros, desenvolvimento humano, ressignificação da escola, educação ao longo da vida, visão crítica da sociedade, diálogo entre saberes escolares e não escolares, especificidades da EJA, horizontalidade na relação e formação de docentes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8130658973000709por
dc.publisher.coursePedagogia - PedLNpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil