dc.contributor.author | Almeida, Elom de Paulo Andrade de | |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T12:29:25Z | |
dc.date.available | 2023-03-02T12:29:25Z | |
dc.date.issued | 2021-06-29 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Elom de Paulo Andrade de. “É possível aprender inglês tendo aula duas vezes por semana?”: um estudo bibliográfico sobre competências e estratégias do aprendiz de línguas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17437. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17437 | |
dc.description.abstract | Studies on the communicative approach in the area of language teaching and learning
(HYMES, 1972; ALMEIDA FILHO, 1993) redefined the role of teachers and students,
characterizing the latter as a protagonist in the learning process, and the former as a facilitator
and mediator of this process. However, the awareness of students about their role and the way
they should monitor their learning, in many cases, still need to be developed (RIBEIRO,
2009). Based on these considerations, this research proposes theoretical approaches to the
following question: “Is it possible to learn English by taking classes twice a week?”, asked by
a student in a real class context. This questioning led us to two inferences: (i) the possible
dependence of the student on the school environment and (ii) the possibility that the student
does not consider learning in extra-class contexts as part of her learning process. In order to
understand and discuss these conjectures, we base this research on studies of Language
Learners' Competences (CUNHA, 2008; DE PAULA, 2008; RIBEIRO, 2009;
NASCIMENTO, 2009; ALMEIDA FILHO, 2014) and Learning Strategies (RUBIN, 1975;
WENDEN, 1991; OXFORD, 1990; COHEN, 1998), carrying out a brief review of both
concepts, to then analyze and reflect on possible interrelations, associations and contrasts that
could help answer the initial question. Through this bibliographic research, with a qualitative
basis, it was possible to infer that the study of the learner's competences, in addition to the
aim of enabling the students to develop awareness of their responsibility in relation to their
own learning, also corroborates the importance of the school context in the development of
social aspects related to the role of the students, so that they have contact with an adequate
theory presented by the teacher. Learning strategies, in turn, besides serving as a relevant
theory, allow the materialization of the learner's competences through productive practices,
contributing to promote the development of learning in different contexts. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Linguística aplicada | por |
dc.subject | Aprendizagem de línguas | por |
dc.subject | Competências de aprender | por |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | por |
dc.subject | Applied Linguistics | eng |
dc.subject | Language learning | eng |
dc.subject | Learning competences | eng |
dc.subject | Learning strategies | eng |
dc.title | “É possível aprender inglês tendo aula duas vezes por semana?”: um estudo bibliográfico sobre competências e estratégias do aprendiz de línguas | por |
dc.title.alternative | “Is it possible to learn English by taking classes twice a week?”: a bibliographic study about competences and strategies of language learners | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Viana, Nelson | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6252579012192711 | por |
dc.description.resumo | Os estudos sobre a abordagem comunicativa na área de ensino e aprendizagem de línguas
(HYMES, 1972; ALMEIDA FILHO, 1993) redefiniram o papel do professor e do aluno,
caracterizando este como protagonista no processo de aprendizagem, e aquele como
facilitador e mediador desse processo. No entanto, a consciência dos alunos sobre seu papel e
sobre como devem reger sua aprendizagem, em muitos casos, ainda precisa ser desenvolvida
(RIBEIRO, 2009). A partir dessas considerações, propõe-se nesta pesquisa encaminhamentos
teóricos para a seguinte pergunta: “É possível aprender inglês tendo aula duas vezes por
semana?”, feita por uma aluna em contexto real de sala de aula. Esse questionamento nos
levou a duas inferências: (i) a possível dependência da aluna em relação ao ambiente escolar e
(ii) a possibilidade de a estudante não considerar o aprendizado em contextos extra-classe
como parte de seu processo de aprendizagem. Para compreender e discutir essas conjecturas,
nos baseamos no estudo das Competências de Aprendizes de Língua (CUNHA, 2008; DE
PAULA, 2008; RIBEIRO, 2009; NASCIMENTO, 2009; ALMEIDA FILHO, 2014) e das
Estratégias de Aprendizagem (RUBIN, 1975; WENDEN, 1991; OXFORD, 1990; COHEN,
1998), realizando uma breve revisão dos conteúdos estudados sobre ambos os conceitos, para
então analisar e refletir sobre possíveis entrelaçamentos, associações e contrastes que
poderiam auxiliar na resposta à pergunta inicial. Por meio desta pesquisa bibliográfica, de
base qualitativa, foi possível inferir que o estudo sobre competências do aprendiz, além de ter
como objetivo possibilitar ao aluno o desenvolvimento de consciência sobre sua
responsabilidade em relação ao próprio aprendizado, também corrobora a importância do
contexto escolar no desenvolvimento de aspectos sociais ligados ao papel do aluno, para que
este tenha contato com uma teoria adequada apresentada pelo professor. As estratégias de
aprendizagem, por sua vez, além de servirem como teoria relevante, permitem a
materialização das competências do aprendiz através de práticas produtivas, contribuindo para
propiciar o desenvolvimento da aprendizagem em diferentes contextos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/8962788818387212 | por |
dc.publisher.course | Letras - Inglês - LLI | por |