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dc.contributor.authorAlmeida, Elom de Paulo Andrade de
dc.date.accessioned2023-03-02T12:29:25Z
dc.date.available2023-03-02T12:29:25Z
dc.date.issued2021-06-29
dc.identifier.citationALMEIDA, Elom de Paulo Andrade de. “É possível aprender inglês tendo aula duas vezes por semana?”: um estudo bibliográfico sobre competências e estratégias do aprendiz de línguas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17437.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17437
dc.description.abstractStudies on the communicative approach in the area of language teaching and learning (HYMES, 1972; ALMEIDA FILHO, 1993) redefined the role of teachers and students, characterizing the latter as a protagonist in the learning process, and the former as a facilitator and mediator of this process. However, the awareness of students about their role and the way they should monitor their learning, in many cases, still need to be developed (RIBEIRO, 2009). Based on these considerations, this research proposes theoretical approaches to the following question: “Is it possible to learn English by taking classes twice a week?”, asked by a student in a real class context. This questioning led us to two inferences: (i) the possible dependence of the student on the school environment and (ii) the possibility that the student does not consider learning in extra-class contexts as part of her learning process. In order to understand and discuss these conjectures, we base this research on studies of Language Learners' Competences (CUNHA, 2008; DE PAULA, 2008; RIBEIRO, 2009; NASCIMENTO, 2009; ALMEIDA FILHO, 2014) and Learning Strategies (RUBIN, 1975; WENDEN, 1991; OXFORD, 1990; COHEN, 1998), carrying out a brief review of both concepts, to then analyze and reflect on possible interrelations, associations and contrasts that could help answer the initial question. Through this bibliographic research, with a qualitative basis, it was possible to infer that the study of the learner's competences, in addition to the aim of enabling the students to develop awareness of their responsibility in relation to their own learning, also corroborates the importance of the school context in the development of social aspects related to the role of the students, so that they have contact with an adequate theory presented by the teacher. Learning strategies, in turn, besides serving as a relevant theory, allow the materialization of the learner's competences through productive practices, contributing to promote the development of learning in different contexts.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguística aplicadapor
dc.subjectAprendizagem de línguaspor
dc.subjectCompetências de aprenderpor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectApplied Linguisticseng
dc.subjectLanguage learningeng
dc.subjectLearning competenceseng
dc.subjectLearning strategieseng
dc.title“É possível aprender inglês tendo aula duas vezes por semana?”: um estudo bibliográfico sobre competências e estratégias do aprendiz de línguaspor
dc.title.alternative“Is it possible to learn English by taking classes twice a week?”: a bibliographic study about competences and strategies of language learnerseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Viana, Nelson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6252579012192711por
dc.description.resumoOs estudos sobre a abordagem comunicativa na área de ensino e aprendizagem de línguas (HYMES, 1972; ALMEIDA FILHO, 1993) redefiniram o papel do professor e do aluno, caracterizando este como protagonista no processo de aprendizagem, e aquele como facilitador e mediador desse processo. No entanto, a consciência dos alunos sobre seu papel e sobre como devem reger sua aprendizagem, em muitos casos, ainda precisa ser desenvolvida (RIBEIRO, 2009). A partir dessas considerações, propõe-se nesta pesquisa encaminhamentos teóricos para a seguinte pergunta: “É possível aprender inglês tendo aula duas vezes por semana?”, feita por uma aluna em contexto real de sala de aula. Esse questionamento nos levou a duas inferências: (i) a possível dependência da aluna em relação ao ambiente escolar e (ii) a possibilidade de a estudante não considerar o aprendizado em contextos extra-classe como parte de seu processo de aprendizagem. Para compreender e discutir essas conjecturas, nos baseamos no estudo das Competências de Aprendizes de Língua (CUNHA, 2008; DE PAULA, 2008; RIBEIRO, 2009; NASCIMENTO, 2009; ALMEIDA FILHO, 2014) e das Estratégias de Aprendizagem (RUBIN, 1975; WENDEN, 1991; OXFORD, 1990; COHEN, 1998), realizando uma breve revisão dos conteúdos estudados sobre ambos os conceitos, para então analisar e refletir sobre possíveis entrelaçamentos, associações e contrastes que poderiam auxiliar na resposta à pergunta inicial. Por meio desta pesquisa bibliográfica, de base qualitativa, foi possível inferir que o estudo sobre competências do aprendiz, além de ter como objetivo possibilitar ao aluno o desenvolvimento de consciência sobre sua responsabilidade em relação ao próprio aprendizado, também corrobora a importância do contexto escolar no desenvolvimento de aspectos sociais ligados ao papel do aluno, para que este tenha contato com uma teoria adequada apresentada pelo professor. As estratégias de aprendizagem, por sua vez, além de servirem como teoria relevante, permitem a materialização das competências do aprendiz através de práticas produtivas, contribuindo para propiciar o desenvolvimento da aprendizagem em diferentes contextos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/8962788818387212por
dc.publisher.courseLetras - Inglês - LLIpor


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