dc.contributor.author | Meneghesso, Izabela | |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T19:08:05Z | |
dc.date.available | 2023-04-03T19:08:05Z | |
dc.date.issued | 2023-03-03 | |
dc.identifier.citation | MENEGHESSO, Izabela. Contribuições do uso da técnica “olhos vendados” em simulação clínica: comunicação verbal de estudantes de enfermagem em situações de atendimento ao paciente crítico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17589. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17589 | |
dc.description.abstract | Objective: To verify the contributions of the use of the "blindfolded eyes" technique in clinical simulation on verbal communication and self-confidence of nursing students in critical patient care in simulated clinical scenarios. Method: The study was divided into three stages, stage 1: construction of simulated clinical scenarios based on Bloom's Taxonomy, structured according to Fabri et al. and the American Heart Association Guidelines. In step 2: validation of the checklist for evaluation of the participants in the simulated clinical scenario by experts. In step 3: development and offering of a free workshop to undergraduate nursing students, about nursing care to patients in critical situations, involving theoretical training on the theme, skill training and participation in simulated clinical scenarios. As instrument of analysis, two instruments were applied pre and post intervention, being them the checklist of evaluation of knowledge, skills and attitudes in Cardiopulmonary Resuscitation and the scale "Self- confidence Scale (SCE)" Portuguese version. Results: In relation to the first phase of the research, five simulated clinical scenarios were built. In the second phase, a total of 17 experts participated through the Delphi technique, and after two rounds of validation, the checklist for evaluating the participants in the simulated clinical scenarios was developed and validated. The third stage, referring to the training of skills and performance of the clinical simulation and simulated scenarios and application of the instruments pre and post intervention, showed that the mean of correct answers after the simulation is significantly different from the mean of correct answers pre-simulation, thus the individuals presented gains in knowledge and confidence between the two moments of the research. Conclusion: The simulation added to the blindfold technique and the skills training can collaborate to the development of skills required during the critical patient care, such as communication and leadership. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Simulação | por |
dc.subject | Estudantes de enfermagem | por |
dc.subject | Terapia intensiva | por |
dc.subject | Cuidados críticos | por |
dc.subject | Parada cardiorrespiratória | por |
dc.title | Contribuições do uso da técnica “olhos vendados” em simulação clínica: comunicação verbal de estudantes de enfermagem em situações de atendimento ao paciente crítico | por |
dc.title.alternative | Contributions of the use of the “blindfolded eyes” technique in clinical simulation: verbal communication of nursing students in critical patient care situations | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Girão, Fernanda Berchelli | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9999840170649511 | por |
dc.description.resumo | Objetivo: Verificar as contribuições do uso da técnica “olhos vendados” em simulação clínica na comunicação verbal e na autoconfiança de estudantes de enfermagem no atendimento ao paciente crítico em cenários clínicos simulados. Método: O estudo foi dividido em três fases, sendo a etapa 1: construção dos cenários clínicos simulados baseados em Taxonomia de Bloom, estruturado conforme Fabri et al. e as Diretrizes da American Heart Association. Na etapa 2: validação do checklist de avaliação dos participantes no cenário clínico simulado através de experts. Na etapa 3: desenvolvimento e oferta de oficina gratuita aos estudantes de graduação do curso de enfermagem, sobre assistência de enfermagem a pacientes em situações críticas, envolvendo capacitação teórica sobre a temática, treino de habilidade e participação nos cenários clínicos simulados. Como instrumento de análise foi aplicado dois instrumentos pré e pós intervenção, sendo eles o checklist de avaliação de conhecimento, habilidades e atitudes em Ressuscitação Cardiopulmonar e a escala “Self-confidence Scale (SCE)” versão português. Resultados: Em relação à primeira etapa da pesquisa, foram construídos cinco cenários clínicos simulados. Na segunda etapa participaram ao todo 17 experts, através da técnica de Delphi, após duas rodadas de validação, foi desenvolvido e validado o checklist de avaliação dos participantes nos cenários clínicos simulados. A terceira etapa, referente ao treino de habilidades e realização da simulação clínica e cenários simulados e aplicação dos instrumentos pré e pós intervenção, mostraram que a média dos acertos após a simulação é significativamente diferente da média dos acertos pré-simulação, assim os indivíduos apresentaram ganhos de conhecimento e confiança entre os dois momentos da pesquisa. Conclusão: A simulação somada à técnica dos olhos vendados e o treinamento de habilidades, podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades requeridas durante o atendimento ao paciente crítico, como a comunicação e liderança. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.description.sponsorshipId | 2020/03809-9 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0624257830652037 | por |
dc.publisher.course | Enfermagem - Enf | por |