Show simple item record

dc.contributor.authorMoraes, Clarissa de Souza
dc.date.accessioned2023-04-18T18:49:35Zeng
dc.date.available2023-04-18T18:49:35Zeng
dc.date.issued2023-03-27eng
dc.identifier.citationMORAES, Clarissa de Souza. A genética no ensino de biologia: sua história, importância, desafios e adaptações metodológicas em consonância com a revolução digital. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17803.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17803por
dc.description.abstractGenetics has always been one of the most complex, controversial and fundamental blocks in Biological Sciences for the understanding of biological processes, permeated with history in the scientific field, with characters who represent great achievements for humanity, such as Ernst Haeckel, Johann Friedrich Miescher, Richard Altman, Rosalind Franklin, Francis Crick, James Watson, Franklin W. Stahl, Matthew Meselson, Har Gobind Khorana, Marshall W. Nirenberg Paul C. Zamecnik, the Tsuneko couple and the Reiji Okazaki couple inspire interest and curiosity from science enthusiasts. Considered a "master key" for young people who aspire to a profession in the area, genetics and its teaching in today's society, represents a great challenge for students with regard to understanding the contents due to the amount of theories, meanings, interconnections and abstract dimension and little connection to the social life of young people. In order to bring together all the content concerning genetics - its history, interdisciplinarity, social, economic and environmental importance - making it more accessible and didactic in the classroom, the review addresses technology as an ally in correcting failures and difficulties in the teaching-learning of young people. In addition, the review articulates the problematization inherent in the responsibility of the mediating educator and the Universities, in view of the amount of unreliable information on the internet and/or with a lack of seriousness and scientific basis on the internet and media used by young people in search of information, both for school studies, as well as for academic researcheng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino-aprendizagem de genéticapor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducation technologieseng
dc.subjectGenetics learning-teachingeng
dc.titleA genética no ensino de biologia: sua história, importância, desafios e adaptações metodológicas em consonância com a revolução digitalpor
dc.title.alternativeGenetics in biology teaching: its history, importance, challenges and methodological adaptations in line with the digital revolutioneng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Medeiros, Ane Hackbart de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6315858319851377por
dc.description.resumoA genética sempre foi um dos blocos em Ciências Biológicas mais complexos, controversos e fundamentais para a compreensão dos processos biológicos, permeada de história no âmbito científico, com personagens que configuram grandes feitos para humanidade, como Ernst Haeckel, Johann Friedrich Miescher, Richard Altman, Rosalind Franklin, Francis Crick, James Watson, Franklin W. Stahl, Matthew Meselson, Har Gobind Khorana, Marshall W. Nirenberg Paul C. Zamecnik, o casal Tsuneko e o casal Reiji Okazaki, inspiram interesse e curiosidade dos entusiastas na área da ciência. Considerada “chave mestra” para os jovens que aspiram uma profissão na área, a genética e seu ensino na sociedade atual, representa um grande desafio para alunos no que diz respeito a compreensão dos conteúdos devido a quantidade de teorias, significações, interconexões e dimensão abstrata e pouca conexão com a vida social dos jovens. Com o intuito de aproximar todo o conteúdo que concerne a genética - sua história, interdisciplinaridade, importância social, econômica e ambiental - tornando-a mais acessível e didática em sala de aula, a revisão aborda a tecnologia como aliada na correção das falhas e dificuldades no ensino-aprendizado dos jovens. Além disso, a revisão articula a problematização inerente a responsabilidade do educador mediador e das Universidades, frente a quantidade de informações não confiáveis na internet e/ou com ausência de seriedade e embasamento científico na internet e mídias utilizadas pelos jovens em busca de informação, tanto para estudos escolares, quanto para pesquisa acadêmica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Arpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil