dc.contributor.author | Calderan, Andre Mafra | |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T19:23:50Z | eng |
dc.date.available | 2023-04-18T19:23:50Z | eng |
dc.date.issued | 2023-03-24 | eng |
dc.identifier.citation | CALDERAN, Andre Mafra. Mosaico das mudanças climáticas: um jogo como recurso para o ensino sobre os impactos das mudanças climáticas no ambiente rural. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17804. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17804 | por |
dc.description.abstract | The impacts of climate change affect the resilience of ecosystems and, consequently, the availability of ecosystem services that human beings benefit from for their well-being in different realities. These consequences are caused by the increase in the number of extreme weather events, such as storms, which imply large social and environmental losses. In view of its impacts, one of the most urgent strategies to be implemented is adaptation, however, little is discussed about how they can be done. In addition, inequalities in access to adequate infrastructure, access to information and awareness of this problem, and the level of organization of the population are limiting factors for the success of adaptation strategies. The school, considered as a space for social and community organization, is also a privileged place for the reduction of these inequalities. Teachers who are in contact with different families in the school routine form an essential group for facing the climate emergency and play a very relevant role in adaptation strategies, due to their potential to raise awareness in school communities about climate change and the possibilities of existing adaptation and mitigation measures. In view of these scenarios, a game is proposed for teaching climate change considering the rural environment. Games can be a potentiating tool for critical scientific learning and clarification on current socio-environmental issues emerging on the planet within the school space, since their proposal can bring students closer to real situations that guide them to reality. Also, it is understood as a source of motivation for learning. It is hoped, therefore, that this game can contribute to the teaching process of complex themes, such as climate change, in playful, fun and interactive ways, allowing students to assume different roles of actors present in the studied contexts and explore, critically, the impact of climate change on different realities. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Mudanças climáticas | por |
dc.subject | Ludicity | por |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Graduation | eng |
dc.subject | Climate change | eng |
dc.title | Mosaico das mudanças climáticas: um jogo como recurso para o ensino sobre os impactos das mudanças climáticas no ambiente rural | por |
dc.title.alternative | Mosaic of climate change: a game as a resource for teaching about the impacts of climate change in the rural environment | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Agostini, Kayna | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5894768661755535 | por |
dc.description.resumo | Os impactos das mudanças climáticas afetam a resiliência dos ecossistemas e, consequentemente, a disponibilidade dos serviços ecossistêmicos dos quais o ser humano faz proveito para o seu bem-estar em diferentes realidades. Estas consequências são causadas devido ao aumento do número de eventos climáticos extremos, tais como as tempestades que implicam em grandes perdas sociais e ambientais. Tendo em vistas seus impactos, uma das estratégias mais urgentes a serem implementadas são as de adaptação, porém, pouco se discute sobre como elas podem ser feitas. Além disso, as desigualdades de acesso à infraestrutura adequada, de acesso à informação e à conscientização sobre este problema, e o grau de organização da população são fatores limitantes ao sucesso das estratégias de adaptação. A escola, considerada como um espaço de organização social e comunitária, também se coloca como um local privilegiado para a redução dessas desigualdades. Os professores que estão em contato com diversas famílias no cotidiano escolar formam um grupo essencial para o enfrentamento da emergência climática e possuem um papel muito relevante às estratégias de adaptação, pelo seu potencial em conscientizar as comunidades escolares sobre as mudanças climáticas e sobre as possibilidades de medidas de adaptação e mitigação existentes. Tendo em vista estes cenários é proposto um jogo para o ensino das mudanças climáticas considerando o ambiente rural. Os jogos podem ser ferramenta potencializadora de uma aprendizagem científica crítica e do esclarecimento sobre as atuais questões socioambientais emergentes no planeta dentro do espaço escolar, uma vez que sua proposta pode aproximar o educando de situações reais que os guiam para a realidade. Também, é compreendido como uma ferramenta de fonte de motivação para a aprendizagem. Espera-se, portanto, que este jogo possa contribuir para o processo de ensino de temas complexos, como as mudanças climáticas, de formas lúdicas, divertidas e interativas, permitindo que os alunos assumam diferentes papéis de atores presentes nos contextos estudados e explorem, de maneira crítica, o impacto das mudanças climáticas em diferentes realidades. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1811221064314369 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-Ar | por |