Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Leonardo Silva de
dc.date.accessioned2023-04-24T23:46:20Zeng
dc.date.available2023-04-24T23:46:20Zeng
dc.date.issued2023-03-03eng
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leonardo Silva de. O estreitar de laços musicais através da Física. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17859.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17859por
dc.description.abstractMotivated by the lack of musical activities in classroom and by the lack of interest in teaching physics mechanically static, aims to stimulate the musical sensitivity in side school outlook, using physical explanations to specify the wavy phenomenon in berimbau. Not only it is possible to get an opposite reaction, that the study will stimulate physics through the music. Upon a series of classes that theorized the concept of waves, sound waves, wavy phenomenon, wriggling strings, audio pipes, it becomes possible to detail the acoustic principle of a berimbau, that has a simple way to work: its acoustic box (calabash) vibrates in resonance with the string. The modes of vibration in musical instruments can be known and recognized using basic math formulas in taking into account the Berimbau dimensions. It is expected to the children to be active subjects able to measure, calculate, discuss and infer the harmonics present in the instrument. We seek to make clear the sound perception and appreciation linked to wave length in the instrument, to capture an afterthought physical-musical of the learner in order to stimulate a sensibility capable to note a simple and inseparable mathematical nature of the instrument. The target audience of these issue is high school students, specifically, the second year of high school.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísicapor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectBerimbaupor
dc.subjectOndas Sonoraspor
dc.subjectPhysicseng
dc.subjectMusical educationeng
dc.subjectSound waveseng
dc.titleO estreitar de laços musicais através da Físicapor
dc.title.alternativeStrengthening musical links through Physicseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Colato, Alexandre
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5460973924624757por
dc.contributor.advisor-co1Brandão, Adilson José Vieira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5180275641541773por
dc.description.resumoMotivado pela ausência de atividades musicais dentro da sala de aula e pelo desinteresse em um ensino de física mecanicamente estático, este trabalho visa estimular a sensibilidade musical dentro do cenário escolar, usando explicações físicas para explicitar os fenômenos ondulatórios envolvidos no berimbau. Pode-se também obter uma relação inversa, onde o estudo estimulará o estreitar com a física através da música. Após uma série de aulas que teorizem o conceito de ondas, ondassonoras, fenômenos ondulatórios, cordas vibrantes e tubos sonoros, torna-se possível detalhar o princípio acústico de um berimbau, que tem um simples modo de funcionamento, no qual sua caixa acústica vibra em ressonância com a corda percussionada. Os modos de vibração do instrumento podem ser conhecidos e reconhecidos por meio de cálculos amparados pela matemática básica que, com as devidas convenções, levam em conta somente as dimensões do berimbau. Espera-se que os alunos sejam sujeitos ativos ao medir, calcular, debater e inferir os harmônicos presentes no instrumento. Assim, busca-se evidenciar a percepção e apreciação musical relacionando os comprimentos de onda envolvidos com diferentes sons emitidos pelo instrumento, captando uma reflexão físico-musical do aluno que estimule uma sensibilidade capaz de notar a simples, distante e indissociável natureza matemática do instrumento. O público alvo desse trabalho são alunos do ensino médio, mais especificamente o segundo ano.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6935341019328624por
dc.publisher.courseFísica - FL-Arpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil