Show simple item record

dc.contributor.authorSarvo, Denilson de Oliveira
dc.contributor.authorLozano, Marisa Cubas
dc.contributor.authorAmaral, Roniberto Morato do
dc.coverage.spatialLondrinapor
dc.date.accessioned2023-05-04T17:49:50Z
dc.date.available2023-05-04T17:49:50Z
dc.date.issued2022
dc.identifierhttps://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p557por
dc.identifier.citationSARVO, Denilson de Oliveira; LOZANO, Marisa Cubas; AMARAL, Roniberto Morato do. O uso de dados da Plataforma Lattes como fonte para inteligência acadêmica: análise de indicadores da produção científica das universidades públicas federais paulistas. Informação & Informação, Londrina, v. 27, n. 3, p. 557–580, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17946.*
dc.identifier.issn1414-2139por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17946
dc.description.abstractObjetivo: Desenvolver indicadores de Inteligência Acadêmica para o monitoramento de atores a partir de dados da produção científica disponíveis na Plataforma Lattes. Metodologia: Um estudo de caso empregando a bibliometria e a Análise de Redes Sociais foi desenvolvido para compreender a presença das universidades públicas estaduais paulistas na atuação das universidades públicas federais paulistas. Com o uso da ferramenta SyncLattes, foram extraídos dados de 3.077 Currículos Lattes de docentes que atuam na pós-graduação das unidades de análise (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do ABC (UFABC), compondo um universo de análise de 24.474 registros de artigos publicados no período de 2017-2020. Resultados: Foram elaborados indicadores bibliométricos e redes considerando a distribuição de coautoria a partir do seu vínculo institucional e de suas áreas de atuação. Conclusões: A pesquisa revelou ser possível a obtenção de Indicadores de Inteligência Acadêmica a partir do uso de dados da Plataforma Lattes aliado às técnicas de análise quantitativas.por
dc.description.abstractObjective: To develop Academic Intelligence indicators for monitoring actors based on scientific production data available on the Lattes Platform. Methodology: A case study using bibliometrics and Social Network Analysis was developed to understand the presence of São Paulo state public universities in the performance of São Paulo federal public universities. Using the SyncLattes tool, data were extracted from 3,077 Lattes Curriculums of professors who work in postgraduate courses in the units of analysis (Federal University of São Paulo (UNIFESP), Federal University of São Carlos (UFSCar) and Federal University of ABC ( UFABC), composing a universe of analysis of 24,474 records of articles published in the period 2017-2020. Results: Bibliometric indicators and networks were prepared considering the distribution of co-authorship based on their institutional link and their areas of expertise. Conclusions: The research revealed that it is possible to obtain Academic Intelligence Indicators from the use of data from the Lattes Platform combined with quantitative analysis techniques.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.format.extent557–580por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofInformação & Informaçãopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBibliometriapor
dc.subjectPlataforma Lattespor
dc.subjectInteligência competitivapor
dc.subjectInteligência acadêmicapor
dc.subjectComunicação científicapor
dc.subjectBibliometricseng
dc.subjectLattes platformeng
dc.subjectCompetitive intelligenceeng
dc.subjectAcademic intelligenceeng
dc.subjectScientific communicationeng
dc.titleO uso de dados da Plataforma Lattes como fonte para inteligência acadêmica: análise de indicadores da produção científica das universidades públicas federais paulistaspor
dc.title.alternativeThe use of data from the Lattes Platform as a source for academic intelligence: analysis of indicators of the scientific production of the federal public universities of São Paulo Stateeng
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1542185480817206por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1539390812340093por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6958372164719600por
dc.identifier.urlhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/47186por
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciência da Informação - DCIpor
dc.publisher.departmentNúcleo de Informação Tecnológica em Materiais - NITpor
dc.publisher.departmentSistema Integrado de Bibliotecas - SIBipor
dc.citation.volume27por
dc.citation.issue3por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-4374-6430por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-0888-9145por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-9816-231Xpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil