dc.contributor.author | Silva, Leandro Borges Matos da | |
dc.date.accessioned | 2023-07-06T14:12:59Z | |
dc.date.available | 2023-07-06T14:12:59Z | |
dc.date.issued | 2023-06-20 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Leandro Borges Matos da. Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18243. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18243 | |
dc.description.abstract | FROM DETAILS TO HANDLING: TEACHING ELETRONIC CONFIGURATION WITH THE BOHR MODEL. The trajectory of this research consists of revealing the details of concepts hidden in the structure of sensory material, the Bohr model. With it, we will continue studying the electronic configuration with a quantum mechanical approach. The handling of this tool breaks down the barriers imposed by the abstraction of the content and enhances the cognitive operations and functions resulting from hands- on learning. The study was conducted with forty students from a public school in São Paulo.The students participated in a didactic sequence that involved making predictions, observations and explanations about activities, materials and school content. Their performances were evaluated and categorized on a performance scale as either concrete operational or formal operational.
In the context of teaching and learning, we will evaluate the epistemological and pedagogical dimensions, and their impact on the quality of student learning. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Método Montessori | por |
dc.subject | Quadro de Bohr | por |
dc.subject | Configuração eletrônica | por |
dc.title | Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr | por |
dc.title.alternative | From details to handling: teaching eletronic configuration with the Bohr model | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Marques, Clélia Mara de Paula | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0451284088402660 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Souza, Dulce Helena Ferreira | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3428955299526003 | por |
dc.description.resumo | DOS DETALHES AO MANUSEIO. ENSINO DE CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA COM O QUADRO DE BOHR. A trajetória dessa pesquisa consiste em revelar os detalhes de conceitos encobertos na estrutura do material sensorial, o quadro de Bohr. Com ele seguiremos estudando a configuração eletrônica com uma abordagem mecânico quântico. O manuseio desta ferramenta rompe com as barreiras impostas pela abstração do conteúdo e eleva as operações e funções cognitivas decorrentes de uma aprendizagem feitas pelas mãos. Esse estudo foi desenvolvido com quarenta estudantes de uma escola pública de São Paulo. Por meio de uma sequência didática os aprendizes fizeram previsões, observações e explicações acerca das atividades, do material e do conteúdo escolar. Os desempenhos destes estudantes foram avaliados e enquadrados em escala de desempenho que os categoriza em operacional concreto ou operacional formal. No contexto do ensino aprendizagem, avaliaremos a dimensão epistemológica e a dimensão pedagógica, e o seu impacto na qualidade da aprendizagem dos estudantes. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQ | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA::DETERMINACAO DE ESTRUTURA DE COMPOSTOS INORGANICOS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/5913213284429683 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0005-5299-3598 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-1099-7548 | por |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0002-7170-8546 | por |