Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Leandro Borges Matos da
dc.date.accessioned2023-07-06T14:12:59Z
dc.date.available2023-07-06T14:12:59Z
dc.date.issued2023-06-20
dc.identifier.citationSILVA, Leandro Borges Matos da. Dos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohr. 2023. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18243.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18243
dc.description.abstractFROM DETAILS TO HANDLING: TEACHING ELETRONIC CONFIGURATION WITH THE BOHR MODEL. The trajectory of this research consists of revealing the details of concepts hidden in the structure of sensory material, the Bohr model. With it, we will continue studying the electronic configuration with a quantum mechanical approach. The handling of this tool breaks down the barriers imposed by the abstraction of the content and enhances the cognitive operations and functions resulting from hands- on learning. The study was conducted with forty students from a public school in São Paulo.The students participated in a didactic sequence that involved making predictions, observations and explanations about activities, materials and school content. Their performances were evaluated and categorized on a performance scale as either concrete operational or formal operational. In the context of teaching and learning, we will evaluate the epistemological and pedagogical dimensions, and their impact on the quality of student learning.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMétodo Montessoripor
dc.subjectQuadro de Bohrpor
dc.subjectConfiguração eletrônicapor
dc.titleDos detalhes ao manuseio: ensino de configuração eletrônica com o quadro de Bohrpor
dc.title.alternativeFrom details to handling: teaching eletronic configuration with the Bohr modeleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques, Clélia Mara de Paula
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451284088402660por
dc.contributor.advisor-co1Souza, Dulce Helena Ferreira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3428955299526003por
dc.description.resumoDOS DETALHES AO MANUSEIO. ENSINO DE CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA COM O QUADRO DE BOHR. A trajetória dessa pesquisa consiste em revelar os detalhes de conceitos encobertos na estrutura do material sensorial, o quadro de Bohr. Com ele seguiremos estudando a configuração eletrônica com uma abordagem mecânico quântico. O manuseio desta ferramenta rompe com as barreiras impostas pela abstração do conteúdo e eleva as operações e funções cognitivas decorrentes de uma aprendizagem feitas pelas mãos. Esse estudo foi desenvolvido com quarenta estudantes de uma escola pública de São Paulo. Por meio de uma sequência didática os aprendizes fizeram previsões, observações e explicações acerca das atividades, do material e do conteúdo escolar. Os desempenhos destes estudantes foram avaliados e enquadrados em escala de desempenho que os categoriza em operacional concreto ou operacional formal. No contexto do ensino aprendizagem, avaliaremos a dimensão epistemológica e a dimensão pedagógica, e o seu impacto na qualidade da aprendizagem dos estudantes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA::DETERMINACAO DE ESTRUTURA DE COMPOSTOS INORGANICOSpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/5913213284429683por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0005-5299-3598por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1099-7548por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7170-8546por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil