dc.contributor.author | Iassuoka, Daniela Alessandra del Nero | |
dc.date.accessioned | 2023-09-01T23:43:07Z | |
dc.date.available | 2023-09-01T23:43:07Z | |
dc.date.issued | 2023-07-06 | |
dc.identifier.citation | IASSUOKA, Daniela Alessandra del Nero. Relações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileiras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18487. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18487 | |
dc.description.abstract | This research aims to establish relationships between Problem Solving, Financial Mathematics and Financial Education. To fulfill this purpose, we chose to use two databases, the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD, at the level of theses and dissertations, in the form of a qualitative bibliographic research. In a complementary way, we analyzed curricular documents considered as documentary sources. The research was guided by the following research question: what relationships are established between the thematic axes of Problem Solving, Financial Education and Financial Mathematics in school contexts of Basic Education? As a result of the research, both in documentary sources and in master's dissertations, we found inconsistencies in the conceptions and conceptualizations involving the thematic axes in question. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Básica | por |
dc.subject | Mapeamento de Pesquisas | por |
dc.subject | Matemática Financeira | por |
dc.subject | BNCC | por |
dc.subject | Basic Education | eng |
dc.subject | Research Mapping | eng |
dc.subject | Financial Mathematics | eng |
dc.title | Relações entre a Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira: uma revisão sistemática em pesquisas brasileiras | por |
dc.title.alternative | Relationships between Problem Solving, Financial Education and Financial Mathematics: a systematic review of Brazilian research | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Paulo Cesar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7516513469811353 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo estabelecer relações entre Resolução de Problemas, Matemática Financeira e Educação Financeira. Para cumprir tal propósito optou-se por utilizar duas bases de dados, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, em nível de teses e dissertações, na forma de uma pesquisa qualitativa bibliográfica. De forma complementar, analisamos documentos curriculares considerados como fontes documentais. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão de investigação: que relações são estabelecidas entre os eixos temáticos de Resolução de Problemas, Educação Financeira e Matemática Financeira em contextos escolares da Educação Básica? Como resultado de pesquisa, tanto nas fontes documentais quanto nas dissertações de mestrado, encontramos inconsistências nas concepções e conceituações envolvendo os eixos temáticos em questão. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.publisher.course | Matemática - ML-So | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-2514-904X | por |