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dc.contributor.authorFeitosa, Larissa Natalia
dc.date.accessioned2023-09-06T17:40:25Z
dc.date.available2023-09-06T17:40:25Z
dc.date.issued2023-04-03
dc.identifier.citationFEITOSA, Larissa Natalia. Análise bibliográfica de mulheres negras em cargos de gestão escolar pública por meio de ações afirmativas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18532.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18532
dc.description.abstractThe objective of the research was to present a selection of studies that analyze the impacts of affirmative action policies with the objective of increasing the presence of black women in spaces of public school management. It is about identifying a measure of analysis of the implication of a public policy, that is, the adoption of affirmative action measures. Thus, the following question arises: how do affirmative action policies impact the presence of black women in school management? To this end, a bibliographical survey and analytical review of studies carried out from this interface in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) were carried out. The results indicate that the interface of research on black women in school management is still an open field, considering the scarcity of articles found, with only two. We conclude that we still have a lot to progress and advance in the struggle, in order to provide and reach a greater number of black women occupying public management positions.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectGêneropor
dc.titleAnálise bibliográfica de mulheres negras em cargos de gestão escolar pública por meio de ações afirmativaspor
dc.title.alternativeBibliographical analysis of black women in public school positions through affirmative actionseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Cruz, Ana Cristina Juvenal da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6736396213946663por
dc.description.resumoO objetivo geral da pesquisa foi apresentar um recorte de estudos que analisam os impactos das políticas de ações afirmativas com objetivo de aumentar a presença de mulheres negras em espaços de gestão pública escolar. Trata-se de identificar uma medida de análise de implicação de uma política pública, qual seja, a da adoção de medidas de ação afirmativa. Desta forma, surge a seguinte questão: como as políticas de ações afirmativas impactam na presença de mulheres negras na gestão escolar? Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico e revisão analítica dos estudos realizados a partir desta interface na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados apontam que a interface das pesquisas sobre mulheres negras na gestão escolar ainda é um campo em aberto, considerando a escassez de artigos encontrados, sendo apenas dois. Concluímos que ainda temos muito para progredir e avançar em luta, a fim de proporcionar e alcançar um número maior de mulheres negras ocupantes de cargos de gestão pública.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5577833882593894por
dc.publisher.coursePedagogia - PedLNpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8401-376Xpor


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