dc.contributor.author | Alboredo, Bruna Dias | |
dc.date.accessioned | 2023-09-19T13:58:03Z | eng |
dc.date.available | 2023-09-19T13:58:03Z | eng |
dc.date.issued | 2023-09-01 | eng |
dc.identifier.citation | ALBOREDO, Bruna Dias. Gênero como construção social: elementos constituintes para o ensino de ciências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18566. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18566 | por |
dc.description.abstract | Although gender is defined as a social construction, which reflects social markers, it is necessary to understand in more depth how this construction occurs in different cultures and historical contexts, especially in science education and teaching. In this work, we aim to analyze how research in science teaching has been working gender over time, based on a bibliographical survey, interpreting elements that may contribute to these discussions. For that, we try to present several definitions of gender that configure it as a socially constructed category, in addition to showing the importance of education against barbarism in the anti-gender discourse. The research methodology used was bibliographical research, through the CAPES journal portal, and the data analysis methodology was discursive textual analysis (DTA). According to the data analysis, 4 metatexts were produced. It was possible to conclude that research in science teaching has not been working on the gender issue, because of the little importance given to the theme and the moral panic around this concept. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | por |
dc.subject | Identidade de gênero | por |
dc.subject | Papéis de gênero | por |
dc.subject | Ciências | por |
dc.subject | Bibliographic research | eng |
dc.subject | Gender identity | eng |
dc.subject | Gender roles | eng |
dc.subject | Science | eng |
dc.title | Gênero como construção social: elementos constituintes para o ensino de ciências | por |
dc.title.alternative | Gender as a social construction: constituent elements for science teaching | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Nataly Carvalho | |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/0285391776145231 | por |
dc.description.resumo | Embora gênero seja definido como construção social, que reflete marcadores sociais, é necessário compreender de forma mais aprofundada como essa construção ocorre diante de diferentes culturas e contextos históricos, especialmente na educação e no ensino de ciências. Neste trabalho, temos por objetivo analisar como a pesquisa em ensino de ciências vem trabalhando gênero ao longo do tempo, a partir de um levantamento bibliográfico, interpretando elementos que possam contribuir para essas discussões. Para tanto, procuramos apresentar diversas definições de gênero que o configuram como categoria socialmente construída, além de mostrar a importância da educação contra a barbárie no discurso anti-gênero. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa bibliográfica, por meio do portal de periódicos da CAPES, e a metodologia de análise de dados foi a análise textual discursiva (ATD). De acordo com a análise dos dados, foram produzidos 4 metatextos. Foi possível concluir que a pesquisa em ensino de ciências pouco vem trabalhando a questão de gênero, por causa da pouca importância dada ao tema e do pânico moral em torno desse conceito. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.publisher.course | Química - QL-Ar | por |