Show simple item record

dc.contributor.authorPacheco, Beatriz Cabral
dc.date.accessioned2023-09-19T14:40:28Zeng
dc.date.available2023-09-19T14:40:28Zeng
dc.date.issued2023-08-09eng
dc.identifier.citationPACHECO, Beatriz Cabral. As tendências e perspectivas de ensino dos trabalhos sobre experimentação de física sobre o conteúdo de eletromagnetismo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18568.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18568por
dc.description.abstractThe present study refers to a bibliographical research with a qualitative approach on the potentialities of experimental activities for teaching Physics on the content of electromagnetism. We sought to analyze articles present in the scientific journal called Brazilian Journal of Physics Teaching that addressed the topic at teaching levels Middle and Higher Education, aiming to identify the different perspectives and trends that present these works in the existing literature. With the help of Content Analysis, we seek to point out and classify the methodologies, approaches and fundamentals epistemological elements present in documents, in their most distinct forms of representation, aiming at a detailed investigation into the nature of science and the method scientific that involves experimental practices. From this perspective, the results obtained point to a wide range of possibilities for using experimental activities, such as for example, its use as a means of exploring the relationship between Physics and reality, as a strategy for developing concepts and procedural skills, such as environment for problematizing different domains of knowledge, as a place privileged for teamwork, as a motivating strategy for teaching sciences, as a fertile cognitive environment for learning science and others. Therefore, the set of ideas developed in this work becomes an instrument convenient for reflecting on learning in the Electromagnetism Laboratory. Furthermore, we can also indicate paths for this field of research, such as exploring the teaching panorama that involves work on experimentation in the various Physics content, such as Modern Physics, Mechanics, Optics, Thermodynamics.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividades de experimentaçãopor
dc.subjectLaboratório didático de eletromagnetismopor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectExperimental activitieseng
dc.subjectElectromagnetism teaching laboratoryeng
dc.subjectEpistemologyeng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.titleAs tendências e perspectivas de ensino dos trabalhos sobre experimentação de física sobre o conteúdo de eletromagnetismopor
dc.title.alternativeTeaching trends and perspectives from works on experimentation of physics about the content of electromagnetismeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lopes, Nataly Carvalho
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/0285391776145231por
dc.description.resumoO presente estudo refere-se a uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa sobre as potencialidades das atividades experimentais para o ensino de Física sobre o conteúdo de eletromagnetismo. Buscamos analisar artigos presentes no periódico científico denominado Revista Brasileira de Ensino de Física que abordassem a temática nos níveis de Ensino Médio e Superior, visando identificar as diferentes perspectivas e tendências que apresentam esses trabalhos na literatura existente. Com a ajuda da Análise de Conteúdo, procuramos apontar e classificar as metodologias, abordagens e os fundamentos epistemológicos presentes nos documentos, em suas mais distintas formas de representação, tendo como objetivo uma investigação detalhada sobre a natureza da ciência e o método científico que envolve as práticas experimentais. Nessa perspectiva, os resultados obtidos apontam para uma ampla gama de possibilidades de uso das atividades experimentais, como por exemplo, sua utilização como meio de explorar a relação entre a Física e a realidade, como estratégia para o desenvolvimento de conceitos e habilidades procedimentais, como ambiente de problematização de diferentes domínios do conhecimento, como lugar privilegiado para o trabalho em equipe, como estratégia motivadora para o ensino de ciências, como ambiente cognitivo fértil para o aprendizado de ciências e entre outros. Sendo assim, o conjunto de ideias desenvolvido neste trabalho torna-se um instrumento conveniente para a reflexão acerca do aprendizado no Laboratório de Eletromagnetismo. Além disso, ainda podemos indicar caminhos para este campo de pesquisa, como explorar o panorama de ensino que envolvem os trabalhos sobre experimentação nos diversos conteúdos de Física, tal como em Física Moderna, Mecânica, Ótica, Termodinâmica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.publisher.courseFísica - FL-Arpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil