dc.contributor.author | Pacheco, Beatriz Cabral | |
dc.date.accessioned | 2023-09-19T14:40:28Z | eng |
dc.date.available | 2023-09-19T14:40:28Z | eng |
dc.date.issued | 2023-08-09 | eng |
dc.identifier.citation | PACHECO, Beatriz Cabral. As tendências e perspectivas de ensino dos trabalhos sobre experimentação de física sobre o conteúdo de eletromagnetismo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18568. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18568 | por |
dc.description.abstract | The present study refers to a bibliographical research with a qualitative approach on the
potentialities of experimental activities for teaching Physics on the content of
electromagnetism. We sought to analyze articles present in the scientific journal called
Brazilian Journal of Physics Teaching that addressed the topic at teaching levels
Middle and Higher Education, aiming to identify the different perspectives and trends that
present these works in the existing literature. With the help of Content Analysis,
we seek to point out and classify the methodologies, approaches and fundamentals
epistemological elements present in documents, in their most distinct forms of representation,
aiming at a detailed investigation into the nature of science and the method
scientific that involves experimental practices. From this perspective, the results obtained
point to a wide range of possibilities for using experimental activities, such as
for example, its use as a means of exploring the relationship between Physics and reality,
as a strategy for developing concepts and procedural skills, such as
environment for problematizing different domains of knowledge, as a place
privileged for teamwork, as a motivating strategy for teaching
sciences, as a fertile cognitive environment for learning science and others.
Therefore, the set of ideas developed in this work becomes an instrument
convenient for reflecting on learning in the Electromagnetism Laboratory.
Furthermore, we can also indicate paths for this field of research, such as exploring
the teaching panorama that involves work on experimentation in the various
Physics content, such as Modern Physics, Mechanics, Optics, Thermodynamics. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atividades de experimentação | por |
dc.subject | Laboratório didático de eletromagnetismo | por |
dc.subject | Epistemologia | por |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Experimental activities | eng |
dc.subject | Electromagnetism teaching laboratory | eng |
dc.subject | Epistemology | eng |
dc.subject | Physics teaching | eng |
dc.title | As tendências e perspectivas de ensino dos trabalhos sobre experimentação de física sobre o conteúdo de eletromagnetismo | por |
dc.title.alternative | Teaching trends and perspectives from works on experimentation of physics about the content of electromagnetism | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Nataly Carvalho | |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/0285391776145231 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo refere-se a uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa sobre as
potencialidades das atividades experimentais para o ensino de Física sobre o conteúdo de
eletromagnetismo. Buscamos analisar artigos presentes no periódico científico denominado
Revista Brasileira de Ensino de Física que abordassem a temática nos níveis de Ensino
Médio e Superior, visando identificar as diferentes perspectivas e tendências que
apresentam esses trabalhos na literatura existente. Com a ajuda da Análise de Conteúdo,
procuramos apontar e classificar as metodologias, abordagens e os fundamentos
epistemológicos presentes nos documentos, em suas mais distintas formas de representação,
tendo como objetivo uma investigação detalhada sobre a natureza da ciência e o método
científico que envolve as práticas experimentais. Nessa perspectiva, os resultados obtidos
apontam para uma ampla gama de possibilidades de uso das atividades experimentais, como
por exemplo, sua utilização como meio de explorar a relação entre a Física e a realidade,
como estratégia para o desenvolvimento de conceitos e habilidades procedimentais, como
ambiente de problematização de diferentes domínios do conhecimento, como lugar
privilegiado para o trabalho em equipe, como estratégia motivadora para o ensino de
ciências, como ambiente cognitivo fértil para o aprendizado de ciências e entre outros.
Sendo assim, o conjunto de ideias desenvolvido neste trabalho torna-se um instrumento
conveniente para a reflexão acerca do aprendizado no Laboratório de Eletromagnetismo.
Além disso, ainda podemos indicar caminhos para este campo de pesquisa, como explorar
o panorama de ensino que envolvem os trabalhos sobre experimentação nos diversos
conteúdos de Física, tal como em Física Moderna, Mecânica, Ótica, Termodinâmica. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.publisher.course | Física - FL-Ar | por |