dc.contributor.author | Evangelista, Lucas Vairolette | |
dc.date.accessioned | 2023-09-27T17:36:46Z | |
dc.date.available | 2023-09-27T17:36:46Z | |
dc.date.issued | 2023-09-19 | |
dc.identifier.citation | EVANGELISTA, Lucas Vairolette. Ferramentas de ensino na conceituação da nanotecnologia na educação básica. 2023. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18664. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18664 | |
dc.description.abstract | TEACHING TOOLS IN THE CONCEPT OF NANOTECHNOLOGY IN BASIC EDUCATION.
Nanotechnology has a high impact on people's quality of life, being present in the
development of clean energy, more efficient mobile devices, the treatment of diseases, the
production of prosthetics, cosmetics, pharmaceuticals, among others. However, the clarity
and understanding with which this topic has been discussed in the media is questioned, so
the aim is to clarify whether this knowledge is being announced to students in a way that is
dissociated from their reality. It is also clear that despite the large amount of information
available, quality is sometimes lacking in its preparation, failing to highlight fundamental
points, such as its definition, impacts and relevance for the development of society.
Therefore, through this work, it is proposed to apply a didactic sequence to a class of high
school students from a public school in São Paulo, in order to verify their level of knowledge
and familiarity with the topic of N&N, and also, teach basic and fundamental concepts
regarding nanometric materials, their benefits and risks, advantages and disadvantages of
their applications, seeking to encourage the development of a critical opinion based on
scientific knowledge. To achieve this, this sequence was carried out in four classes, the first
being a diagnostic assessment and debate, the second a demonstrative experimental
practice, the third constitutes a presentation of student seminars on N&N applications, and
the fourth was a final questionnaire on the content covered in the classes taught. It was
concluded that students' knowledge about nanotechnology and nanoscience is still
superficial, despite the profusion of currently existing technological applications and their
dissemination in the media. Furthermore, there is a lack of cohesion in the writing and
interpretation of texts in their responses and there is great difficulty in assimilating associated
chemical concepts, so that a greater focus in future work on reading and the development of
formal and chemical writing is suggested. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Nanotecnologia | por |
dc.subject | Ensino de química | por |
dc.subject | Ferramentas no ensino de química | por |
dc.title | Ferramentas de ensino na conceituação da nanotecnologia na educação básica | por |
dc.title.alternative | Teaching tools in the conceptualization of nanotechnology in basic education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Marques, Clelia Mara de Paula | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0451284088402660 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Filho, Edenir Rodrigues Pereira | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3394181280355442 | por |
dc.description.resumo | FERRAMENTAS DE ENSINO NA CONCEITUAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A nanotecnologia tem alto impacto na qualidade de vida das pessoas, estando presente no desenvolvimento de energias limpas, de dispositivos móveis mais eficientes, no tratamento de doenças, na produção de próteses, cosméticos, produtos farmacêuticos, entre outros. No entanto, questiona-se a clareza e a compreensão com que este tema tem sido discutido nos meios de comunicação social, pelo que se pretende esclarecer se este conhecimento está a ser anunciado aos alunos de uma forma dissociada da sua realidade. Fica claro também que apesar da grande quantidade de informação disponível, por vezes falta qualidade na sua elaboração, deixando de destacar pontos fundamentais, como a sua definição, impactos e relevância para o desenvolvimento da
sociedade. Portanto, por meio deste trabalho, propõe-se aplicar uma sequência didática a uma turma de alunos do ensino médio de uma escola pública de São Paulo, a fim de verificar seu nível de conhecimento e familiaridade com o tema N&N, e também, ensinar o ensino básico. e conceitos fundamentais sobre materiais nanométricos, seus benefícios e riscos, vantagens e desvantagens de suas aplicações, buscando estimular o desenvolvimento de uma opinião crítica baseada no conhecimento científico. Para tal, esta sequência foi realizada em quatro aulas, sendo a primeira uma avaliação diagnóstica e debate, a segunda uma prática experimental demonstrativa, a terceira constitui uma apresentação de seminários estudantis sobre aplicações de N&N, e a quarta foi um questionário final sobre a conteúdos abordados nas aulas ministradas. Concluiu-se que o conhecimento dos alunos sobre nanotecnologia e nanociências ainda é superficial, apesar da profusão de aplicações
tecnológicas existentes atualmente e da sua divulgação na mídia. Além disso, há falta de coesão na escrita e interpretação dos textos nas suas respostas e há grande dificuldade na assimilação de conceitos químicos associados, pelo que se sugere um maior foco em trabalhos futuros na leitura e no desenvolvimento da escrita formal e química. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQ | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5096361535891702 | por |