Mostrar el registro sencillo del ítem
Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Paula Pires de | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Rodolfo Antônio de | |
dc.contributor.author | Valdanha Neto, Diógenes | |
dc.coverage.spatial | Universidade Federal do Amazonas (UFAM) | por |
dc.date.accessioned | 2023-10-02T17:11:37Z | |
dc.date.available | 2023-10-02T17:11:37Z | |
dc.date.issued | 2023-04-24 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Paula Pires de; FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio de; VALDANHA NETO, Diógenes. Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo. Revista Eletrônica Mutações, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), v. 16, n. 26, p. 35–49, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692. | * |
dc.identifier.issn | 2178-7018 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada no campo das ciências ambientais junto a uma escola do campo e analisar a possibilidade desse pesquisar COM como potência de aprendizagem social. A escola situa-se no Território Portal da Amazônia (norte de Mato Grosso) e a intervenção visou à definição, validação, aplicação e análise de indicadores estabelecidos para compreender o papel de práticas escolares na resiliência socioecológica de comunidades rurais, assim como uma análise conjunta dos resultados e do processo participativo. Foram realizados encontros dialogados e dinâmicas com a comunidade escolar para se alcançar os objetivos pretendidos. Para além dos resultados dos indicadores em si, uma análise do próprio processo evidenciou que este constituiu um exercício de aprendizagem social, o qual possibilitou o desenvolvimento de diferentes habilidades e valores. | por |
dc.description.abstract | The objective of this article is to present an intervention research conductedin the field of environmental sciences in a rural school and to analyze the possibility of this “research WITH” as a potencyof social learning. The school is located in the Território Portal da Amazônia (north of Mato Grosso state) and the intervention aimed at defining, validating, applying,and analyzing established indicators to understand the role of school practices in the socio-ecological resilience of rural communities, as well as a joint analysis of the results and participatory process. Dialogued and dynamic meetings were held with the school community to achieve the intended objectives. In addition to the results of the indicators themselves, an analysis of the process itself showed that this was a social learning exercise that enabled the development of different skills and values. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.format.extent | 35–49 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.relation.ispartof | Revista Eletrônica Mutações | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pesquisa participativa | por |
dc.subject | Extensão universitária | por |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Resiliência socioecológica | por |
dc.subject | Governança ambiental | por |
dc.subject | Participatory research | eng |
dc.subject | University extension | eng |
dc.subject | Rural education | eng |
dc.subject | Socioecological resilience | eng |
dc.subject | Environmental governance | eng |
dc.title | Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo | por |
dc.title.alternative | "Research WITH" as potency of social learning: an experience in environmental sciences with a rural school | eng |
dc.type | Artigo | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAm | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.description.sponsorshipId | Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9925430852423901 | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0854609216769461 | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8853958256665125 | por |
dc.identifier.url | www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12306 | por |
dc.publisher.department | Departamento de Ciências Ambientais - DCAm | por |
dc.publisher.department | Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAm | por |
dc.citation.volume | 16 | por |
dc.citation.issue | 26 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0003-4834-7954 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-8481-1008 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-8170-0484 | por |