Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorOliveira, Maria Paula Pires de
dc.contributor.authorFigueiredo, Rodolfo Antônio de
dc.contributor.authorValdanha Neto, Diógenes
dc.coverage.spatialUniversidade Federal do Amazonas (UFAM)por
dc.date.accessioned2023-10-02T17:11:37Z
dc.date.available2023-10-02T17:11:37Z
dc.date.issued2023-04-24
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Paula Pires de; FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio de; VALDANHA NETO, Diógenes. Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo. Revista Eletrônica Mutações, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), v. 16, n. 26, p. 35–49, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692.*
dc.identifier.issn2178-7018por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18692
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada no campo das ciências ambientais junto a uma escola do campo e analisar a possibilidade desse pesquisar COM como potência de aprendizagem social. A escola situa-se no Território Portal da Amazônia (norte de Mato Grosso) e a intervenção visou à definição, validação, aplicação e análise de indicadores estabelecidos para compreender o papel de práticas escolares na resiliência socioecológica de comunidades rurais, assim como uma análise conjunta dos resultados e do processo participativo. Foram realizados encontros dialogados e dinâmicas com a comunidade escolar para se alcançar os objetivos pretendidos. Para além dos resultados dos indicadores em si, uma análise do próprio processo evidenciou que este constituiu um exercício de aprendizagem social, o qual possibilitou o desenvolvimento de diferentes habilidades e valores.por
dc.description.abstractThe objective of this article is to present an intervention research conductedin the field of environmental sciences in a rural school and to analyze the possibility of this “research WITH” as a potencyof social learning. The school is located in the Território Portal da Amazônia (north of Mato Grosso state) and the intervention aimed at defining, validating, applying,and analyzing established indicators to understand the role of school practices in the socio-ecological resilience of rural communities, as well as a joint analysis of the results and participatory process. Dialogued and dynamic meetings were held with the school community to achieve the intended objectives. In addition to the results of the indicators themselves, an analysis of the process itself showed that this was a social learning exercise that enabled the development of different skills and values.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.format.extent35–49por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica Mutaçõespor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPesquisa participativapor
dc.subjectExtensão universitáriapor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectResiliência socioecológicapor
dc.subjectGovernança ambientalpor
dc.subjectParticipatory researcheng
dc.subjectUniversity extensioneng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectSocioecological resilienceeng
dc.subjectEnvironmental governanceeng
dc.titlePesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campopor
dc.title.alternative"Research WITH" as potency of social learning: an experience in environmental sciences with a rural schooleng
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAmpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.description.sponsorshipIdCódigo de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9925430852423901por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0854609216769461por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8853958256665125por
dc.identifier.urlwww.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12306por
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Ambientais - DCAmpor
dc.publisher.departmentPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAmpor
dc.citation.volume16por
dc.citation.issue26por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-4834-7954por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-8481-1008por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-8170-0484por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil