Show simple item record

dc.contributor.authorJahrmann, Bruna Mello
dc.date.accessioned2023-10-10T21:11:18Zeng
dc.date.available2023-10-10T21:11:18Zeng
dc.date.issued2023-09-04eng
dc.identifier.citationJAHRMANN, Bruna Mello. Promovendo o pensamento científico em estudantes do ensino médio: uma abordagem prática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18752.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18752por
dc.description.abstractIn this work, we propose one of the many possible ways in which the scientific method can be introduced in different schools, utilizing simple materials such as a ruler, paper, a twelve-sided die, and creativity. The objective is to promote the development of scientific thinking in high school students through pedagogical interventions, involving activities related to both science and pseudoscience in the classroom. Pseudoscience is represented by Astrology, and the activity is divided into two parts: in the first phase, each student must choose one of the twelve presented characteristics that they identify with the most, and then roll a twelve-sided die, noting the upper face that appears. The idea is to demonstrate that both events are random. On the other hand, science is represented by the scientific method, and the activity involves calculating the area of three different rectangles, so that in the end, students realize that the precision of calculations results from errors and refinements throughout the process. The results obtained show that the majority of personality descriptions chosen by each student do not coincide with their birth sign and follow a random distribution, much like the numbers obtained from the die. They also demonstrate that the values of the area for the rectangle with a more defined border deviate much less compared to the one with a thicker border. This is because achieving a value closer to reality requires adjusting materials, methods, and discussing conclusions with others. This approach allows students to discover connections between different topics, such as the concept of measurement involved in calculating the areas of a simple geometric figure, in this case, the rectangle, and the randomness associated with Western Astrology sun signs.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPseudociênciapor
dc.subjectMétodo científicopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPseudoscienceeng
dc.subjectScientific methodeng
dc.subjectEducationeng
dc.titlePromovendo o pensamento científico em estudantes do ensino médio: uma abordagem práticapor
dc.title.alternativePromoting scientific thinking in high school students: a practical approacheng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Colato, Alexandre
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5460973924624757por
dc.description.resumoNeste trabalho, indicamos uma forma, entre as muitas possíveis, de como o método científico pode ser apresentado em diferentes escolas, utilizando-se de materiais simples como régua, papel, um dado de doze lados e criatividade. O objetivo é promover, recorrendo a intervenções pedagógicas, o desenvolvimento do pensamento científico em estudantes do ensino médio, por meio de atividades de ciência e pseudociência em sala de aula. A pseudociência é representada pela Astrologia e a atividade está dividida em duas partes: no primeiro momento cada aluno deve escolher uma, dentre as doze características apresentadas, que mais se identifica e em seguida, lançar um dodecaedro e anotar a face superior que saiu. A ideia é mostrar que ambos os eventos são aleatórios. Já a ciência é representada pelo método científico e a atividade consiste em calcular a área de três retângulos diferentes, para que no final, eles percebam que a precisão dos cálculos é resultado de erros e aperfeiçoamentos durante o processo. Os resultados obtidos mostram que a maioria das descrições de personalidades escolhidas por cada aluno não coincide com o seu signo de nascimento e segue uma distribuição aleatória, assim como os números obtidos do dado. Também mostram que os valores de área do retângulo com a borda mais definida divergiram muito menos em comparação com o de borda mais grossa, porque para se obter um valor mais próximo do real, é preciso adequar os materiais, os métodos e discutir suas conclusões com outras pessoas. Essa proposta permite que os próprios estudantes encontrem caminhos que mostrem as relações entre tópicos diferentes, como o conceito de medida apresentado no cálculo das áreas de uma simples figura geométrica, neste caso o retângulo, e a aleatoriedade apresentada pelos signos solares da Astrologia Ocidental.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7170644721813920por
dc.publisher.courseFísica - FL-Arpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0076-007Xpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil