Mostrar el registro sencillo del ítem
Onde nossas mãos precisam chegar: a realidade da educação de surdos em São Paulo de Olivença (AM)
dc.contributor.author | Castro, Renata Cruz | |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T19:43:36Z | |
dc.date.available | 2023-12-05T19:43:36Z | |
dc.date.issued | 2023-09-04 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Renata Cruz. Onde nossas mãos precisam chegar: a realidade da educação de surdos em São Paulo de Olivença (AM). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18993. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18993 | |
dc.description.abstract | En este trabajo de conclusión de curso, presento una propuesta de producción audiovisual bilingüe, en la que Libras se destaca por la presentación y discusión del tema que trata sobre la educación de las personas sordas y los desafíos que enfrentan los estudiantes sordos en una de las escuelas de la Red. Municipio municipal de São Paulo de Olivença, en el interior de Amazonas. En este sentido, desarrollé material audiovisual accesible a personas sordas y oyentes, quienes pueden beneficiarse de la producción. El trabajo muestra la realidad de la educación de los sordos y los desafíos que enfrentan al adquirir educación sin la presencia de un intérprete Libras profesional, discutiendo más específicamente las dificultades que enfrentan estos estudiantes ante la falta de un intérprete Libras profesional para trabajar en la educación. A partir de una encuesta realizada en una de las escuelas municipales que atienden a estos niños y adolescentes sordos, y en entrevistas realizadas al director de la escuela, se buscó identificar qué prácticas utilizan los docentes de la escuela en el proceso de enseñanza a los estudiantes, presentando y discutir las estrategias de enseñanza presentadas, problematizando la ausencia de intérpretes profesionales que los asistan, a pesar de que existe una legislación nacional que garantiza el acceso de las personas sordas a la educación. | spa |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de surdos | por |
dc.subject | Tradutores(as) e intérpretes de Libras | por |
dc.subject | Intérprete educacional | por |
dc.title | Onde nossas mãos precisam chegar: a realidade da educação de surdos em São Paulo de Olivença (AM) | por |
dc.title.alternative | Donde nuestras manos deben llegar: la realidad de la educación de sordos en São Paulo de Olivença (AM) | spa |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Cabello, Janaina | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4349074907357325 | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho de conclusão de curso, apresento uma proposta de produção audiovisual bilíngue, em que a Libras é colocada em destaque para a apresentação e discussão da temática que versa sobre a educação de surdos e os desafios enfrentados pelo aluno surdo em uma das escolas da rede municipal do município de São Paulo de Olivença, interior do Amazonas. Nesse sentido, desenvolvi um material audiovisual acessível a pessoas surdas e ouvintes, que podem se beneficiar da produção. O trabalho mostra a realidade da educação de surdos e os desafios que os mesmos enfrentam para adquirir a educação sem a presença de um profissional intérprete de Libras, mais especificamente discutindo as dificuldades enfrentadas por esses alunos com a falta desse profissional intérprete de Libras para atuação na educação. A partir de um levantamento feito em uma das escolas municipais que atendem essas crianças e adolescentes surdos, e em entrevistas feitas com a gestora da escola, pretendeu-se identificar quais são as práticas utilizadas pelos professores das escolas no processo de ensino de estudantes alunos, apresentando e discutindo sobre as estratégias didáticas apresentadas, problematizando a ausência de profissionais intérpretes para atendê-los - mesmo havendo uma legislação nacional que garante o acesso das pessoas surdas à educação. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2816872959804506 | por |
dc.identifier.url | https://www.youtube.com/watch?v=sAlQGketxVM | por |
dc.publisher.course | Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSP | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-7221-687X | por |