dc.contributor.author | Longo, Natalia Gabriela | |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T19:44:21Z | eng |
dc.date.available | 2023-12-06T19:44:21Z | eng |
dc.date.issued | 2023-08-31 | eng |
dc.identifier.citation | LONGO, Natalia Gabriela. Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996 | por |
dc.description.abstract | Amid the relationships between science, technology, society and the environment, it is
It is important to understand the science present in our daily lives. The discussions
about its influence on our lives and its effects highlight the importance
of the population to participate in these discussions, exercising citizenship. In that
sense, we need to prepare people to participate in these discussions,
we can meet this purpose through a teaching process, using
socio-scientific issues, which contribute to the development of understanding
of students, about the relationships between science, technology and society,
contributing to decision-making, student action, and training for
citizenship. Thus, in this research, through a teaching process developed
at school with socio-scientific issues that involve the theme of
pesticides and based on the three pedagogical moments, we identified how
potential aspects of this issue for physics teaching, in decision making: the
development of ethical and moral aspects, mobilization of knowledge
scientific research and risk analysis, which support the arguments shared by
participants, in training for citizenship, in addition, it was possible to develop
ability of argumentation and cooperation among students in the construction of
arguments. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Agrotóxicos | por |
dc.subject | Questões sociocientíficas | por |
dc.subject | Educação CTS | por |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Três momentos pedagógicos | por |
dc.subject | Pesticides | eng |
dc.subject | Socio-scientific issues | eng |
dc.subject | Physics teaching | eng |
dc.title | Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS | por |
dc.title.alternative | Pesticides as a socio-scientific issue and the potentialities in the teaching of physics in the context of education CTS | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Nataly Carvalho | |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/0285391776145231 | por |
dc.description.resumo | Em meio às relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, é
importante compreendermos a ciência presente em nosso cotidiano. As discussões
sobre a sua influência em nossas vidas e os seus efeitos evidenciam a importância
da população em participar dessas discussões, exercendo a cidadania. Nesse
sentido, precisamos preparar as pessoas para participarem dessas discussões,
podemos atender esse propósito, mediante um processo de ensino, utilizando
questões sociocientíficas, que contribuem com o desenvolvimento da compreensão
dos estudantes, sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade,
contribuindo com a tomada de decisão, a ação dos estudantes, e a formação para a
cidadania. Assim, nesta pesquisa, através de um processo de ensino desenvolvido
na escola com as questões sociocientíficas que envolvem a temática dos
agrotóxicos e fundamentada nos três momentos pedagógicos, identificamos como
aspectos potenciais dessa questão para o ensino de física, na tomada de decisão: o
desenvolvimento de aspectos éticos e morais, mobilização de conhecimentos
científicos e análise de risco, que fundamentam os argumentos compartilhados pelos
participantes, na formação para a cidadania, além disso, foi possível desenvolver
habilidade de argumentação e cooperação entre os estudantes na construção dos
argumentos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.publisher.course | Física - FL-Ar | por |