dc.contributor.author | Pinto, Bryan Henrique | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T12:30:45Z | |
dc.date.available | 2023-12-22T12:30:45Z | |
dc.date.issued | 2023-02-06 | |
dc.identifier.citation | PINTO, Bryan Henrique. Quem tem medo do Queermuseu? a associação da arte com a pedofilia na CPI dos maus-tratos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19065. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19065 | |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze the discourse at the meetings of the Parliamentary Commission of Inquiry into Mistreatment (CPIMT) regarding the arts. The exhibition “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, and the performance “La Bête” starring the artist Wagner Schwartz, both accused on social networks of pedophilia, become CPI material. Therefore, we seek to understand how art exhibitions became the subject of a CPI, analyzing the discourse, verifying whether there was a process of censorship and artistic persecution, and also whether such discourse would be a transnational process of mobilizing the contemporary monster, the pedophile. , in order to bar sexual and reproductive rights, creating a “gender ghost”. For this theoretical undertaking, we intend to use Foucault's formulations on discourse methodologically, as well as the theoretical framework of Queer Theory to help us understand the plot of the CPIMT, the discourses that permeated during the meetings. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Queermuseu | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Pedofilia | por |
dc.subject | CPI dos maus tratos | por |
dc.title | Quem tem medo do Queermuseu? a associação da arte com a pedofilia na CPI dos maus-tratos | por |
dc.title.alternative | Who's afraid of the Queermuseum? the association of art with pedophilia in the CPI of mistreatment | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Leite Jr., Jorge | |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/7253561448346772 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso das reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Maus-Tratos (CPIMT) referente às artes. A exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, e a performance “La Bête” protagonizada pelo artista Wagner Schwartz, ambas acusadas nas redes sociais de pedofilia, transforma-se em matéria da CPI. Destarte busca-se compreender como exposições de arte tornaram-se matéria de uma CPI, analisando o discurso, verificando se houve um processo de censura e perseguição artística, e também se tal discurso, seria um processo transnacional de mobilizar o monstro contemporâneo, o pedófilo, afim de barrar direitos sexuais e reprodutivos, criando um “fantasma do gênero”. Para tal empreendimento teórico, pretende-se utilizar metodologicamente das formulações de Foucault sobre discurso, assim como o arcabouço teórico da Teoria Queer para nos ajudar a compreender a trama da CPIMT, os discursos que perpassaram durante as reuniões. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS | por |
dc.description.sponsorshipId | 19/25017-0 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3485802105309815 | por |
dc.publisher.course | Ciências Sociais - CSo | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-8237-4457 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-6234-9169 | por |