dc.contributor.author | Lazzarini, André Luiz | |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T18:37:07Z | |
dc.date.available | 2024-01-23T18:37:07Z | |
dc.date.issued | 2023-08-30 | |
dc.identifier.citation | LAZZARINI, André Luiz. A timidez na formação dos intérpretes de libras: explorando a competência existencial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19132. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19132 | |
dc.description.abstract | This research aims to investigate one of the dimensions involved in language learning, namely existential competence (CALVO; BARQUERO, 2011). More specifically, we seek to explain how shyness can influence the process of learning Libras by interpreters of this language in training. Some questions to be answered are: i) To what extent personality development can be an explicit educational objective; and ii) If the trait of shyness can facilitate or hinder the learning of Libras. For that, a descriptive qualitative research will be carried out from a semiopen online questionnaire with students of the course who call themselves shy. With the analyses, we intend to describe, from the perspective of the students themselves, how the training course has dealt with personality issues and what are the strategies used by teachers and students to deal with these issues. The results demonstrated a possible lack of methodologies to deal with shyness during the training of translators and interpreters of Libras, placing the responsibility of creating strategies to deal with shyness on the student. It was concluded that it is necessary to approach the theme during the student's training, in a way that is not invasive and that allows the student to re-signify their experiences, it also exposes the need for the development of new research with this theme, given the scarcity of studies. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Timidez | por |
dc.subject | Competência existencial | por |
dc.subject | Enação | por |
dc.subject | Libras | por |
dc.subject | Shyness | eng |
dc.subject | Existential competence | eng |
dc.subject | Enaction | eng |
dc.subject | Brazilian Sign Language | eng |
dc.title | A timidez na formação dos intérpretes de libras: explorando a competência existencial | por |
dc.title.alternative | Shyness in the training of interpreters of Libras: exploring existential competence | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, João Paulo da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6111069189059770 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem o objetivo de investigar uma das dimensões envolvidas na aprendizagem de uma língua, a saber, a competência existencial (CALVO; BARQUERO, 2011). Mais especificamente, busca-se explicitar de que maneira a timidez pode ter influência no processo de aprendizagem de libras por intérpretes dessa língua em formação. Algumas perguntas a
serem respondidas são: i) Em que medida o desenvolvimento da personalidade pode ser um objetivo educacional explícito; e ii) Se o traço de timidez pode facilitar ou dificultar a aprendizagem da libras. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa descritiva a partir de um questionário on-line semiaberto com alunos do curso que se autodenominam tímidos. Com as análises, pretende-se descrever, da perspectiva dos próprios estudantes, como o curso de formação tem lidado com as questões de personalidade e quais são as estratégias usadas pelos docentes e discentes para lidar com essas questões. Os resultados
demonstraram uma possível falta de metodologias para lidar com a timidez durante a formação do tradutor e intérprete de libras, colocando sobre o aluno a responsabilidade de criar estratégias para lidar com a timidez. Concluiu-se que é preciso abordar a temática durante a formação do aluno, de maneira que não seja invasiva e que permita ao aluno resignificar suas experiências, expõe-se também a necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas com esta temática, dada a escassez de estudos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2539764834690332 | por |
dc.identifier.url | http://www.tilsp.ufscar.br/tilsp_tcc_alunos.html | por |
dc.publisher.course | Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSP | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-0474-435X | por |