Show simple item record

dc.contributor.authorBarros, Jéssyca Danieli
dc.date.accessioned2024-02-05T16:27:52Zeng
dc.date.available2024-02-05T16:27:52Zeng
dc.date.issued2017-12-14eng
dc.identifier.citationBARROS, Jéssyca Danieli. Educação ambiental: o jogo didático como ferramenta de ensino no zoológico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19178.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19178por
dc.description.abstractEnvironments such as zoos are becoming less visited, especially by children and young people. It is important, therefore, for zoos to seek more interactive activities, such as educational games, which can provide a more ludic and enjoyable experience, and serve as a tool in Environmental Education. Thus, the objective of this study was to develop an educational game as a facilitating tool for teaching and learning about some species of animals present in the Zoológico Municipal Engenheiro Cid Almeida Franco (PEMA, Americana, SP), based on the card game Super Trunfo® (Grow Jogos e Brinquedos Ltda.). A bibliographic survey of more than 400 species present was conducted, and 32 were selected based on the following criteria: i) the degree of threat of extinction; ii) whether the animals are exotic; and iii) species that do not have characteristics known to the general public. After this stage, periodic visits were made to the enclosures to observe the animals in captivity and obtain photographs. The material developed was called "Zoo Cards - The Animal Super Trunfo," and the adopted characteristics were weight, development, litter size, longevity, and threat of extinction. The game accommodates two to eight participants, is rated for all ages, and can be played by any literate person. Additionally, it will be available for download (free access) and printing on the PEMA website (https://www.researchgate.net/publication/361265721_Zoo_Cards_-_manualpdf) and (https://www.researchgate.net/publication/361265499_Zoo_Cards_-_cartaspdf). To assess the quality of the material produced, a questionnaire was administered to a group of 15 participants, whose responses followed the Likert scale. Overall, "Zoo Cards" received a good evaluation, mainly for being a fun activity that involves the cooperation/competition relationship in an educational context, making the teaching and learning process more comprehensive and interactive. Zoos have a significant influence on connecting people with nature and are vital for building support for preservation. The educational game, in this context, can be an important agent, engaging visitors in preservation behaviors and respect for biodiversity.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectParque Ecológico de Americanapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectPreservaçãopor
dc.subjectAmericana ecological parkeng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectLudiceng
dc.subjectConservationeng
dc.titleEducação ambiental: o jogo didático como ferramenta de ensino no zoológicopor
dc.title.alternativeEnvironmental education: the didactic game as a teaching tool in the zooeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fujihara, Ricardo Toshio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863735094370774por
dc.contributor.advisor-co1Ortolano, Sílvia Maria de C. M.
dc.description.resumoAmbientes como os zoológicos estão sendo cada vez menos visitados, em especial por crianças e jovens. É importante então que os zoológicos busquem atividades mais interativas, como os jogos didáticos, que podem promover uma experiência mais lúdica e divertida e servir como ferramenta na Educação Ambiental. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo didático como instrumento facilitador de ensino-aprendizagem sobre algumas espécies de animais presentes no Zoológico Municipal Engenheiro Cid Almeida Franco (PEMA, Americana, SP), baseado no jogo de cartas Super Trunfo® (Grow Jogos e Brinquedos Ltda.). Foi realizado um levantamento bibliográfico das mais de 400 espécies presentes, sendo selecionadas 32 com base nos seguintes critérios: i) o grau de ameaça de extinção; ii) se os animais são exóticos e; iii) espécies que não possuem características de conhecimento do público em geral. Após esta etapa, foram realizadas visitas periódicas aos recintos para a observação dos animais em cativeiro e a obtenção de fotografias. O material elaborado foi denominado “Zoo Cards - O Super Trunfo Animal” e as características adotadas foram peso, desenvolvimento, ninhada, longevidade e ameaça de extinção. O jogo comporta de dois a oito participantes, tem classificação livre e pode ser disputado por qualquer pessoa alfabetizada. Além disso, será disponibilizado para download (livre acesso) e impressão no site do PEMA. Para avaliar a qualidade do material produzido foi aplicado um questionário em um grupo de 15 participantes, cujas respostas seguiram a escala do tipo Likert. De um modo geral, o “Zoo Cards” obteve uma boa avaliação, principalmente por ser uma atividade divertida que envolve a relação cooperação/competição em um contexto formativo, tornando o processo ensino-aprendizagem mais abrangente e interativo. Os zoológicos têm uma grande influência em conectar as pessoas com a natureza e são vitais para a construção do apoio à preservação. O jogo didático, nesse contexto, pode ser um agente importante, envolvendo os visitantes em comportamentos de preservação e respeito à biodiversidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::ZOOLOGIA APLICADA::CONSERVACAO DAS ESPECIES ANIMAISpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7245278247307576por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Arpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2776-5559por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil