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dc.contributor.authorYamada, Raul Yudi Mendes
dc.date.accessioned2024-02-08T19:33:16Z
dc.date.available2024-02-08T19:33:16Z
dc.date.issued2024-01-31
dc.identifier.citationYAMADA, Raul Yudi Mendes. "Eles não entenderam o que leram: trajetos de memória na interpretação de obras ficcionais no audiovisual. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19245.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19245
dc.description.abstractThis Monograph aims to analyze the assertion: "The people complaining didn"t read Sandman or didn"t understand what they read," made by Neil Gaiman during an interview with the Omelete website in response to racist and misogynistic remarks by some fans. In this monograph, we partially disagree with this statement, demonstrating that the memory of other viewed works and the collective memory acquired through social interaction allows for interpretations different from those intended by the authors and directors of the work, leading to statements like those uttered by these fans. Thus, to examine the effect of memory on the understanding of a work, we chose to analyze two audiovisual works: Starship Troopers (1997) and The Boys (2019). The theoretical foundation draws upon the studies of Collective Memory by Maurice Halbwachs (2002 [1925]; 1990 [1950]) and Discursive Memory by Jean-Jacques Courtine (2006; 2009). The work concludes by stating that there is a dynamic discourse directly influencing the expected understanding of the work by the author, and this discourse is related to the crisis of Western masculinity and the quest to reclaim "masculinist values"eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemória coletivapor
dc.subjectInterpretaçãopor
dc.subjectHistória do cinemapor
dc.title"Eles não entenderam o que leram: trajetos de memória na interpretação de obras ficcionais no audiovisualpor
dc.title.alternativeThey didn't understand what they read": memory in the interpretation of ficcional works in the audiovisualeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Pedro Henrique Varoni de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0019513394358070por
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como o principal objetivo analisar a alegação: “as pessoas que estão reclamando não leram Sandman ou não entenderam o que leram”, dada por Neil Gaiman durante a entrevista para o site Omelete, em resposta às falas racistas e misóginas afirmadas por alguns fãs. Nesta monografia, discorda-se em parte desta afirmação, mostrando que a memória de outras obras assistidas e a memória coletiva adquirida através do contato social possibilita interpretações diferentes da pretendida pelos autores e diretores da obra, o que pode levar a declarações como aquelas proferidas por esses fãs. Assim, para analisar o efeito da memória na compreensão de uma obra, escolheu-se analisar duas obras audiovisuais: Starship Troopers (1997) e The Boys (2019). Como base teórica, utiliza-se os estudos de Memória Coletiva, de Maurice Halbwachs (2002 [1925]; 1990 [1950]), e Memória Discursiva, de Jean-Jacques Courtine (2006; 2009). Conclui-se o trabalho, dizendo que existe um discurso em movimento que interfere diretamente na compreensão esperada pelo autor da obra e este discurso está relacionado à crise da masculinidade ocidental e a procura de resgatar "valores masculinistas"por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4405597591367555por
dc.publisher.courseLinguística - Lingpor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0005-2773-3794por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1492-4891por


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