dc.contributor.author | Yamada, Raul Yudi Mendes | |
dc.date.accessioned | 2024-02-08T19:33:16Z | |
dc.date.available | 2024-02-08T19:33:16Z | |
dc.date.issued | 2024-01-31 | |
dc.identifier.citation | YAMADA, Raul Yudi Mendes. "Eles não entenderam o que leram: trajetos de memória na interpretação de obras ficcionais no audiovisual. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19245. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19245 | |
dc.description.abstract | This Monograph aims to analyze the assertion: "The people complaining didn"t read
Sandman or didn"t understand what they read," made by Neil Gaiman during an
interview with the Omelete website in response to racist and misogynistic remarks by
some fans. In this monograph, we partially disagree with this statement,
demonstrating that the memory of other viewed works and the collective memory
acquired through social interaction allows for interpretations different from those
intended by the authors and directors of the work, leading to statements like those
uttered by these fans. Thus, to examine the effect of memory on the understanding of
a work, we chose to analyze two audiovisual works: Starship Troopers (1997) and
The Boys (2019). The theoretical foundation draws upon the studies of Collective
Memory by Maurice Halbwachs (2002 [1925]; 1990 [1950]) and Discursive Memory
by Jean-Jacques Courtine (2006; 2009). The work concludes by stating that there is
a dynamic discourse directly influencing the expected understanding of the work by
the author, and this discourse is related to the crisis of Western masculinity and the
quest to reclaim "masculinist values" | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Memória coletiva | por |
dc.subject | Interpretação | por |
dc.subject | História do cinema | por |
dc.title | "Eles não entenderam o que leram: trajetos de memória na interpretação de obras ficcionais no audiovisual | por |
dc.title.alternative | They didn't understand what they read": memory in the interpretation of ficcional works in the audiovisual | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Pedro Henrique Varoni de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0019513394358070 | por |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como o principal objetivo
analisar a alegação: “as pessoas que estão reclamando não leram Sandman ou não
entenderam o que leram”, dada por Neil Gaiman durante a entrevista para o site
Omelete, em resposta às falas racistas e misóginas afirmadas por alguns fãs. Nesta
monografia, discorda-se em parte desta afirmação, mostrando que a memória de
outras obras assistidas e a memória coletiva adquirida através do contato social
possibilita interpretações diferentes da pretendida pelos autores e diretores da obra,
o que pode levar a declarações como aquelas proferidas por esses fãs. Assim, para
analisar o efeito da memória na compreensão de uma obra, escolheu-se analisar
duas obras audiovisuais: Starship Troopers (1997) e The Boys (2019). Como base
teórica, utiliza-se os estudos de Memória Coletiva, de Maurice Halbwachs (2002
[1925]; 1990 [1950]), e Memória Discursiva, de Jean-Jacques Courtine (2006; 2009).
Conclui-se o trabalho, dizendo que existe um discurso em movimento que interfere
diretamente na compreensão esperada pelo autor da obra e este discurso está
relacionado à crise da masculinidade ocidental e a procura de resgatar "valores
masculinistas" | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4405597591367555 | por |
dc.publisher.course | Linguística - Ling | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0005-2773-3794 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-1492-4891 | por |