dc.contributor.author | Pereira, Kamila Rocha | |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T18:10:42Z | |
dc.date.available | 2024-02-19T18:10:42Z | |
dc.date.issued | 2024-01-26 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Kamila Rocha. Donos de seu próprio tempo: percepções sobre autonomia e liberdade nos discursos e práticas dos trabalhadores retratados em Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19402. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19402 | |
dc.description.abstract | The documentary Waiting for the Carnival (2019) portrays the local production of jeans in the city of Toritama-PE, which has gained prominence in the Brazilian clothing sector and earned the nickname "Jeans Capital." Toritama's workers exemplify the contemporary dynamics of labor: a high degree of informality, home-based work, and outsourcing. With the intensification of self-employment and flexible production, this research examines the perceptions of autonomy and freedom embedded in the discourses and practices of the workers depicted in the documentary. The aim is to analyze the meanings and significance they associate with these terms based on their experiences. Addressing themes of precariousness, subcontracting, entrepreneurship, and the deterritorialization of production, we investigate a context that, while specific to its locality, reflects ongoing dynamics in the current Brazilian labor landscape. Methodologically, our approach is grounded in a global critical analysis of the film, the content of the interviews depicted, and the narrative provided by the director. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Polo de confecções do agreste pernambucano | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Informalidade | por |
dc.subject | Toritama-PE | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Agreste pernambucano clothing cluster | eng |
dc.subject | Autonomy | eng |
dc.subject | Informality | eng |
dc.title | Donos de seu próprio tempo: percepções sobre autonomia e liberdade nos discursos e práticas dos trabalhadores retratados em Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar | por |
dc.title.alternative | Owners of their own time: perceptions about autonomy and freedom in the speeches and practices of the workers portrayed in Waiting for the Carnival | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Pires, Aline Suelen | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8860270341724853 | por |
dc.description.resumo | O documentário Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (2019) retrata a produção local de jeans na cidade de Toritama-PE, que vem se destacando no setor brasileiro de confecções e foi apelidada "Capital do Jeans". Os trabalhadores de Toritama representam um exemplo claro da dinâmica de trabalho contemporâneo: alto índice de informalidade, trabalho a domicílio e terceirização. Com a intensificação do trabalho autônomo e da produção flexível, esta pesquisa discute quais as percepções sobre autonomia e liberdade fazem parte dos discursos e práticas dos trabalhadores retratados pelo documentário. A proposta é analisar os sentidos e significados que eles e elas associam a esses termos, desde suas experiências. A partir dos temas da precariedade, da subcontratação, do empreendedorismo e da desterritorialização de produção, analisamos um contexto que, embora guarde especificidades relacionadas à localidade, reflete dinâmicas em curso no trabalho do Brasil no contexto atual. Metodologicamente, nos baseamos em uma análise crítica global do filme, do conteúdo das entrevistas e conversas retratadas e da narrativa proporcionada pelo diretor. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8897311089282879 | por |
dc.publisher.course | Ciências Sociais - CSo | por |