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dc.contributor.authorArantes, Gabriela de Oliveira
dc.date.accessioned2024-02-23T13:56:18Z
dc.date.available2024-02-23T13:56:18Z
dc.date.issued2024-01-16
dc.identifier.citationARANTES, Gabriela de Oliveira. Um estudo do número de inscrições e dos inscritos no ENEM no período de 2013 a 2022. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19443.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19443
dc.description.abstractThe Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An´ısio Teixeira (INEP) is a federal agency linked to the Minist´erio da Educa¸c˜ao (MEC) and aims to promote educational actions in Brazil. It plays a fundamental role in creating education-related measures that are essential for the country’s social and economic progress. Since 1998, INEP has been responsible for organizing and executing all procedures of the then-created Exame Nacional do Ensino M´edio (ENEM), designed to assess high school graduates. From 2009, the ENEM underwent a comprehensive reformulation process and began to be used as a tool for selecting students for public and private higher education institutions, becoming one of the main instruments for democratizing access to higher education. The new ENEM initially experienced growth in the number of registrants, but recent years have seen a significant reduction in the number of participants. It is observed that few studies have been carried out to identify the factors responsible for this decline in the number of exam participants. Therefore, this study aimed to identify the possible factors contributing to the reduction in the number of ENEM participants. The results obtained indicate that age, time of high school completion, and parents’ level of education were identified as factors contributing to the decrease in the number of registrants. With the support of different statistical methods, the performance of participants in the tests was also analyzed. The achieved results indicate a pattern of test performance from 2013 to 2016 and another pattern with some differences in the years from 2017 to 2022. Additionally, analyses show an association between groups of participants with specific characteristics and their average performance in the tests over the years, particularly among those where a reduction in ENEM participation was observed.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectENEMpor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectEstatísticapor
dc.titleUm estudo do número de inscrições e dos inscritos no ENEM no período de 2013 a 2022por
dc.title.alternativeA study of the number of registrations and participants in the ENEM from 2013 to 2022eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Ferreira Filho, Pedro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166756210159019por
dc.description.resumoO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo promover ações educacionais no Brasil. Ele desempenha um papel fundamental na criação de medidas relacionadas à educação que são essenciais para o progresso social e econômico do país. Desde o ano de 1998 o INEP passou a organizar e executar todos os procedimentos do então criado Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), destinado a avaliar alunos egressos do ensino médio. A partir de 2009 o ENEM é objeto de um amplo processo de reformulação e passa a ser utilizado como instrumento para seleção de alunos de instituições de ensino superior pública e privada tornando-se um dos principais instrumentos para a democratização do acesso `a educação superior. O novo ENEM começou num processo de crescimento do número de inscritos, porém os últimos anos registram uma grande redução da quantidade de inscritos. Observa-se que poucos trabalhos têm sido realizados na perspectiva de identificar os fatores responsáveis por essa evasão no número de participantes no exame. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo realizar um estudo visando identificar os possíveis fatores que têm contribuído para a redução do número de participantes do ENEM. Resultados obtidos indicam que idade, tempo de conclusão do ensino médio e nível de escolaridade dos pais foram identificados como fatores que contribuem para a redu ̧c ̃ao do número de inscritos. Com apoio de diferentes métodos O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo promover ações educacionais no Brasil. Ele desempenha um papel fundamental na criação de medidas relacionadas à educação que são essenciais para o progresso social e econômico do país. Desde o ano de 1998 o INEP passou a organizar e executar todos os procedimentos do então criado Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), destinado a avaliar alunos egressos do ensino médio. A partir de 2009 o ENEM é objeto de um amplo processo de reformulação e passa a ser utilizado como instrumento para seleção de alunos de instituições de ensino superior pública e privada tornando-se um dos principais instrumentos para a democratização do acesso `a educação superior. O novo ENEM começou num processo de crescimento do número de inscritos, porém os últimos anos registram uma grande redução da quantidade de inscritos. Observa-se que poucos trabalhos têm sido realizados na perspectiva de identificar os fatores responsáveis por essa evasão no número de participantes no exame. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo realizar um estudo visando identificar os possíveis fatores que têm contribuído para a redução do número de participantes do ENEM. Resultados obtidos indicam que idade, tempo de conclusão do ensino médio e nível de escolaridade dos pais foram identificados como fatores que contribuem para a redu ̧c ̃ao do número de inscritos. Com apoio de diferentes métodos estatísticos foi também analisado o aproveitamento dos participantes nas provas. Resultados alcançados indicam um padrão de aproveitamento das provas no período de 2013 a 2016 e, outro padrão com algumas diferenças nos anos de 2017 a 2022. Além disso, análises mostram que existe associação entre grupos de participantes com características específicas e seu desempenho médio alcançado nas provas ao longo dos anos, em particular daqueles em que foi observada uma redução da participação no ENEM. foi também analisado o aproveitamento dos participantes nas provas. Resultados alcançados indicam um padrão de aproveitamento das provas no período de 2013 a 2016 e, outro padrão com algumas diferenças nos anos de 2017 a 2022. Além disso, análises mostram que existe associação entre grupos de participantes com características específicas e seu desempenho médio alcançado nas provas ao longo dos anos, em particular daqueles em que foi observada uma redução da participação no ENEM.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2149554357844012por
dc.publisher.courseEstatística - Espor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7756-7887por


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