Show simple item record

dc.contributor.authorVilela, Denise Silva
dc.contributor.authorCosta, Daniela Netto Scatolin
dc.coverage.spatialFlorianopólispor
dc.date.accessioned2024-02-23T16:25:08Z
dc.date.available2024-02-23T16:25:08Z
dc.date.issued2017-01-25
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp96por
dc.identifier.citationVILELA, Denise Silva; COSTA, Daniela Netto Scatolin. Significados em aulas de matemática e em outras práticas: problematizações a partir da virada linguística. REVEMAT: Revista Eletronica de Educação Matemática, Florianopólis, v. 11, p. 96-116, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19453.*
dc.identifier.issn1981-1322por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19453
dc.description.abstractEste artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o modo como os alunos lidam com a matemática em diferentes práticas sociais, na escola e fora dela. A reflexão será conduzida pela discussão a respeito do significado e de aprendizagem. Um modo de analisar se o significado aprendido na escola se mantém em diferentes práticas seria observando estudantes em outras práticas não escolares. Este foi o procedimento da pesquisa cujo corpus foi constituído através da observação participante com um grupo de estudantes do ensino fundamental. O referencial teórico está centrado na noção de aprendizagem situada de Jean Lave em que são considerados os aspectos sociais e o contexto em detrimento às abordagens estritamente psicológicas conhecidas no campo da Educação. Ao tema da aprendizagem situada foram agregadas discussões filosóficas relativas à concepção wittgensteiniana de significado nos usos, na prática da linguagem. A análise indicou a pertinência do referencial e que a situação influencia no modo de praticar a matemática. Neste sentido, a pesquisa não corrobora uma concepção de aprendizagem como posse, que fica associada à ideia de transferência de conhecimentos, em que o significado seria carregado de uma situação a outra. Assim, a presente abordagem favorece a compreensão da noção de aprendizagem situada de modo a problematizar aspectos da noção de aprendizagem.por
dc.description.abstractThis article presents research results that aimed to analyze the way in which students deal with math in different social practices, inside or outside school. The debate will be conducted by a discussion on meaning and learning. One way of perceiving whether meanings learnt in school are recognized in different practices would be matched by observing students in non-school contexts. The research tried to follow this guideline by selecting a data corpus that was collected using participant observation methods with a group of elementary school students. Theoretical framework is based on situated learning developed by Jean Lave, in which social aspects and contexts are considered, contrasting psychological approaches that are dominant in Education field. To the question of situated learning were added philosophical discussions related to Wittgenstein‟s meaning of use within language practices. The data showed that the framework is relevant and situation has an influence on the way one can practice mathematics. In this sense, the research does not confirm learning as a possession, related to knowledge transfer in which meaning could move from a situation to another. Thus, this approach favors the understanding situated learning as an important aspect of the concept of learning.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.format.extent96-116por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofREVEMAT: Revista Eletronica de Educação Matemáticapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática escolarpor
dc.subjectTransferência de significadopor
dc.subjectAprendizagem situadapor
dc.subjectJogos de linguagempor
dc.subjectSchool mathematicseng
dc.subjectMeanings transfereng
dc.subjectSituated learningeng
dc.subjectLinguistic turneng
dc.subjectLanguage-gameseng
dc.titleSignificados em aulas de matemática e em outras práticas: problematizações a partir da virada linguísticapor
dc.title.alternativeMeanings in math classes and in other practices: discussions from the language turnpor
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8155152145332951por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5520784282540648por
dc.identifier.urlhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2016v11nespp96por
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHpor
dc.citation.volume11por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-2973-1301por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-4331-7820por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil