Show simple item record

dc.contributor.authorGuaratti, Rodolpho
dc.date.accessioned2024-02-23T16:39:03Z
dc.date.available2024-02-23T16:39:03Z
dc.date.issued2024-02-21
dc.identifier.citationGUARATTI, Rodolpho. Tênis de mesa na Educação Física Escolar: saberes emergentes de uma proposta de organização curricular para os anos finais do Ensino Fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19455.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19455
dc.description.abstractA vast literature highlights the prevalence of sports content in Physical Education classes, with a dominance of certain team sports as hegemonic content in these classes. In Physical Education, to develop a teaching process capable of providing an alternative sports culture, the practice of racket sports can broaden the possibilities for student knowledge development, as well as the teacher's range of actions. This research aligns with other studies aiming to investigate alternatives to the monoculture of team sports in Physical Education classes, employing the research-action methodology. The study is a qualitative research of the research-action type, aiming to identify and analyze the emerging knowledge from the implementation of a curricular organization proposal with table tennis didactic units in Physical Education classes for a group from each of the final years of Elementary School (6th to 9th grade) in a public school in São Carlos, São Paulo. The data collection instrument used was observation records in class diaries during the school intervention, and data analysis was conducted using the category coding method. The results of this research were organized into three categories. The first descriptive category relates to the presentation of the Table Tennis curriculum, covering its development, organization, and conclusion. The other two analytical categories include an analysis of the students' experiences and interactions, also addressing a gender discussion that emerged during the classes in the second category. Finally, the third category involves the observation by the teacher-in-training of the challenges encountered in implementing this curriculum. Despite the challenges, this entire process has been extremely important for the prospective teacher and the students, and it can also serve as potential material for teachers who wish to work on this topic.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTênis de mesapor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectcurrículopor
dc.subjectsaberespor
dc.titleTênis de mesa na Educação Física Escolar: saberes emergentes de uma proposta de organização curricular para os anos finais do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeTable tennis in School Physical Education: knowledge emerging from a proposed curricular organization for the final years of Elementary Schooleng
dc.title.alternativeTenis de mesa en la Educación Física Escolar: conocimientos que emergen de una propuesta de organización curricular para los últimos años de la Educación Primariaspa
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Osmar Moreira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176123942671062por
dc.description.resumoHá uma vasta literatura que evidencia o predomínio dos conteúdos esportivos nas aulas de Educação Física e uma prevalência de algumas modalidades esportivas coletivas como conteúdos hegemônicos nessas aulas. Na Educação Física, para a elaboração de um processo de ensino capaz de proporcionar uma cultura alternativa de esportes a prática dos jogos de raquete podem ampliar as possibilidades de desenvolvimento do conhecimento do(a) aluno(a), bem como as possibilidades de atuação do(a) professor(a). A presente pesquisa insere-se no contexto de outras pesquisas que buscam investigar por meio da metodologia da pesquisa-ação, alternativas para essa monocultura dos esportes coletivos nas aulas de Educação Física. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, que tem como objetivo identificar e analisar os saberes emergentes da implementação de uma proposta de organização curricular com unidades didáticas de Tênis de Mesa nas aulas de Educação Física de uma turma de cada um dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) de uma escola pública do município de São Carlos, interior do estado de São Paulo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o registro de observações em diários de campo durante a intervenção na escola e a análise de dados foi feita a partir do método de codificação de categorias. Os resultados desta pesquisa foram organizados em três categorias, a primeira categoria descritiva referente a apresentação do currículo de Tênis de Mesa na qual falamos desde a sua elaboração e organização até sua conclusão, e outras duas categorias analíticas, sendo a segunda categoria referente a uma análise das vivências e experiências dos(as) alunos(as) apontando também uma discussão de gênero originada no decorrer das aulas, e pôr fim a terceira categoria referente a uma observação de minha parte como professor em formação dos desafios encontrados na implementação deste currículo. Mesmo com desafios, todo esse processo foi extremamente importante para minha formação como professor e para os(as) alunos(as), assim como pode servir como um possível material para professores(as) que queiram trabalhar sobre este tema.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2913462714024274por
dc.publisher.courseEducação Física - EFLpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2915-5634por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil