Mostrar el registro sencillo del ítem
O impacto das fanfics na formação literária de adolescentes: uma análise sobre seu potencial na promoção da leitura
dc.contributor.author | Lana, Mariana Matos de | |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T17:06:30Z | |
dc.date.available | 2024-02-23T17:06:30Z | |
dc.date.issued | 2023-04-06 | |
dc.identifier.citation | LANA, Mariana Matos de. O impacto das fanfics na formação literária de adolescentes: uma análise sobre seu potencial na promoção da leitura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19461. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19461 | |
dc.description.abstract | Based on the observation of Brazilian teenagers' behaviour in relation to digital culture and fan culture, this study analyses the potential of fanfics in teenagers' reading habits and their use in libraries. In order to understand whether this practice could work as a tool to promote the formation of new readers and encourage reading, we investigated its potential use and application in libraries. Specifically, the aim was to describe the concept of Fanfic and its relationship with culture; to understand the relationship between teenagers as digital natives and fan culture; to analyse the relationship between reading fanfics and the formation of new readers; and to analyse, in articles and academic papers, the strategies for using fanfics in school libraries effectively and responsibly. Through basic and exploratory research, using the qualitative method, the bibliography was surveyed throughout the year 2022, and an attempt was made to identify the main trends and gaps in the area. As a result, it was found that the literature on the subject has been published in the last 20 years and that the field of Librarianship is still lagging behind in research into Fanfics as an incentive for reading; it was also realised that the Internet is an integral part of the lives of digitally native teenagers, working in a symbiotic way and directly affecting their reading habits; it was identified that Fanfics can be a tool for encouraging reading and writing, but that they require the mediation of a specific subject. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Biblioteca escolar | por |
dc.title | O impacto das fanfics na formação literária de adolescentes: uma análise sobre seu potencial na promoção da leitura | por |
dc.title.alternative | The impact of fanfics on adolescents' literary education: an analysis of their potential in promoting reading | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Gracioso, Luciana de Souza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4898201916360294 | por |
dc.description.resumo | A partir da observação do comportamento dos adolescentes brasileiros com relação à cultura digital e a cultura de fãs, este estudo analisa o possível das fanfics nos hábitos de leitura dos adolescentes e seu uso nas bibliotecas. Visando entender se essa prática funcionaria como ferramenta de fomento à formação de novos leitores e incentivo à leitura, investigou-se o seu potencial uso e aplicação em bibliotecas. Especificamente, pretendeu-se descrever o conceito de Fanfic e sua relação com a cultura; entender a relação dos adolescentes como nativos digitais com a cultura de fãs; analisar a relação entre a leitura de fanfics e a formação de novos leitores; e analisar, em artigos e trabalhos acadêmicos, as estratégias do uso de fanfics em bibliotecas escolares de maneira eficaz e responsável. Por meio de uma pesquisa de natureza básica e exploratória, utilizando o método qualitativo, a bibliografia foi levantada ao longo do ano de 2022, e buscou-se identificar as principais tendências e lacunas na área. Diante disso, verificou-se que a literatura do tema foi publicada nos últimos 20 anos e que a área de Biblioteconomia ainda está defasada na pesquisa sobre Fanfics como incentivadora da leitura; compreendeu-se também que a Internet é parte integral da vida dos adolescentes nativos digitais, funcionando de forma simbiótica e afetando diretamente seus hábitos de leitura; identificou-se que as Fanfics podem ser uma ferramenta de incentivo à leitura e escrita, mas que exigem a mediação adequada para sua utilização eficaz e ética. Assim, foi possível concluir que é possível a utilização das Fanfics por profissionais Bibliotecários para introduzir e promover a leitura, além da possibilidade de criar novos leitores e, possivelmente, escritores que terão habilidades de leitura, escrita e criatividade mais elevadas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Biblioteconomia e Ciência da Informação - BCI | por |