Show simple item record

dc.contributor.authorNeto, João Alves de Souza
dc.contributor.authorVilela, Denise Silva
dc.contributor.authorFarias, José Vilani de
dc.coverage.spatialRio Claro, São Paulopor
dc.date.accessioned2024-02-23T17:28:36Z
dc.date.available2024-02-23T17:28:36Z
dc.date.issued2022-08
dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a03por
dc.identifier.citationNETO, João Alves de Souza; VILELA, Denise Silva; FARIAS, José Vilani de. Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467.*
dc.identifier.issn1980-4415por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19467
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos de formação, abrangendo escolas de mais de 99% dos municípios do Brasil. O objetivo do artigo é apresentar uma visão sociológica desta competição, de acordo com o referencial teórico-metodológico de Pierre Bourdieu (1930-2002). Com base em um desenho do campo da matemática é possível interpretar a OBMEP como uma estratégia dos matemáticos para valorizar, consagrar e legitimar o seu modo de fazer e de ver a Matemática, impondo essa visão à escola. São analisados documentos, como cartazes, sites de divulgação, artigos e outros materiais de domínio público. Por meio dessa análise, compreendemos que existem práticas de inculcação de crenças, de valorização e de legitimação de uma Matemática, a acadêmica. Veicula-se também, por meio da OBMEP, que é essa Matemática que é base e alavanca para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.por
dc.description.abstractIt is presented in this article some research results on the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiads, OBMEP (Portuguese acronym). It is the largest Mathematics Olympiads worldwide, promoted and organized by trained mathematicians, covering schools in more than 99% of the municipalities in Brazil. The article aims to present a sociological view of this competition, according to the theoretical-methodological framework of Pierre Bourdieu (1930-2002). Based on a design in the mathematics field, it is possible to interpret OBMEP as a strategy for mathematicians to value, enshrine, and legitimize their way of doing and seeing mathematics, imposing it on the school. Documents such as posters, dissemination sites, articles, and other materials in the public domain are analyzed. The analysis shows that there are practices of inculcating beliefs, valuing, and legitimizing academic mathematics. It is also conveyed, through OBMEP, that academic mathematics is the basis and lever for the scientific and technological development of the country.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemáticapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOlimpíada de matemáticapor
dc.subjectCampo da matemáticapor
dc.subjectMatemática escolarpor
dc.subjectMatemática acadêmicapor
dc.subjectCampo científicopor
dc.subjectMathematics olympiadseng
dc.subjectField of mathematicseng
dc.subjectSchool mathematicseng
dc.subjectAcademic mathematicseng
dc.subjectScientific fieldeng
dc.titleEstratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:por
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5447633775917499por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8155152145332951por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3915260629619142por
dc.identifier.urlhttps://www.scielo.br/j/bolema/a/shqfyDMZ3fmv9npfGfwZsRk/?lang=pt#por
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHpor
dc.contributor.authororcidhttp://orcid.org/0000-0002-5216-2023por
dc.contributor.authororcidhttp://orcid.org/0000-0003-2973-1301por
dc.contributor.authororcidhttp://orcid.org/0000-0002-3411-3420por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil