dc.contributor.author | Vilela, Denise Silva | |
dc.contributor.author | Farias, Jose Vilani de | |
dc.coverage.spatial | Araraquara | por |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T17:33:35Z | |
dc.date.available | 2024-02-23T17:33:35Z | |
dc.date.issued | 2020-01 | |
dc.identifier | https://doi.org/10.52780/res.12267 | por |
dc.identifier.citation | VILELA, Denise Silva; FARIAS, Jose Vilani de. Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.. Dossiê: Reviravoltas do simbólico no brasil contemporâneo, Araraquara, v. 24, n. 47, p. 207-232, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469. | * |
dc.identifier.issn | 1982-4718 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469 | |
dc.description.abstract | A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, disputas, gostos e distinções. Nosso objetivo foi desenhar o campo da matemática, a partir da análise de um Programa de mestrado profissional em matemática em rede nacional (Profmat). Esse programa foi idealizado e implantado pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, instituições que, reconhecidas por desenvolver pesquisa de alto nível em matemática, não são reconhecidas no âmbito das pesquisas em formação de professores. A investigação sociológica, realizada mediante a elaboração da noção de campo, permitiu uma compreensão do Profmat como uma estratégia de valorização de uma prática Matemática e uma compreensão da Matemática enquanto um espaço hierarquizado de agentes em disputa pelo direito de definir o que é matemática e quem tem distinção suficiente para defini-la. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.format.extent | 207-232 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.relation.ispartof | Dossiê: Reviravoltas do simbólico no brasil contemporâneo | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Campo da Matemática | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Matemática acadêmica | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática. | por |
dc.title.alternative | Drawing the field of mathematics: application of Pierre Bourdieu's concepts in Mathematics Education. | eng |
dc.type | Artigo | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8155152145332951 | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5447633775917499 | por |
dc.identifier.url | https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12267 | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH | por |
dc.citation.volume | 24 | por |
dc.citation.issue | 47 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-3411-3420 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0003-2973-1301 | por |