Show simple item record

dc.contributor.authorVilela, Denise Silva
dc.contributor.authorFarias, Jose Vilani de
dc.coverage.spatialAraraquarapor
dc.date.accessioned2024-02-23T17:33:35Z
dc.date.available2024-02-23T17:33:35Z
dc.date.issued2020-01
dc.identifierhttps://doi.org/10.52780/res.12267por
dc.identifier.citationVILELA, Denise Silva; FARIAS, Jose Vilani de. Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.. Dossiê: Reviravoltas do simbólico no brasil contemporâneo, Araraquara, v. 24, n. 47, p. 207-232, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469.*
dc.identifier.issn1982-4718por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19469
dc.description.abstractA partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, disputas, gostos e distinções. Nosso objetivo foi desenhar o campo da matemática, a partir da análise de um Programa de mestrado profissional em matemática em rede nacional (Profmat). Esse programa foi idealizado e implantado pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, instituições que, reconhecidas por desenvolver pesquisa de alto nível em matemática, não são reconhecidas no âmbito das pesquisas em formação de professores. A investigação sociológica, realizada mediante a elaboração da noção de campo, permitiu uma compreensão do Profmat como uma estratégia de valorização de uma prática Matemática e uma compreensão da Matemática enquanto um espaço hierarquizado de agentes em disputa pelo direito de definir o que é matemática e quem tem distinção suficiente para defini-la.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.format.extent207-232por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofDossiê: Reviravoltas do simbólico no brasil contemporâneopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCampo da Matemáticapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMatemática acadêmicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleDesenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática.por
dc.title.alternativeDrawing the field of mathematics: application of Pierre Bourdieu's concepts in Mathematics Education.eng
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8155152145332951por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5447633775917499por
dc.identifier.urlhttps://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12267por
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHpor
dc.citation.volume24por
dc.citation.issue47por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-3411-3420por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-2973-1301por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil