Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTarabole, Ianá Marcelle da Silva
dc.date.accessioned2024-02-29T17:29:31Z
dc.date.available2024-02-29T17:29:31Z
dc.date.issued2023-08-31
dc.identifier.citationTARABOLE, Ianá Marcelle da Silva. O Modelo negro: trajetórias do momento pós-colonial na história da arte. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19563.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19563
dc.description.abstractThe following work aims to explore the exhibition Le Modèle Noir as an artistic and cultural intervention that challenges stereotypes and negative representations, reflecting on the political struggles related to black representation. The general objective of the work is to carry out sociological reflections on the imaginary of black people in art history, exploring the exhibition catalog to understand the tensions, displacements and creations in the debate on pictorial representation, relating it to the bibliography on the representation of black people. in French postcolonial criticism. Furthermore, the study aims to show the context and gaps that the exhibition fills in the history of art, with an emphasis on the analysis of the Olympia painting, as a case study, and addressing the representation of black people that reverberates from the 18th century to modernity. . Through Post-Colonial and Cultural Studies, as a critical and theoretical framework, the exhibition is valued as a space for inclusive reflection on the history of France and its current issues, contributing to the dialogue between the past and the present and the appreciation of trajectories and representations of black populations. By deconstructing stereotypes, the exhibition promotes reflections on identity, representation and inclusion in contemporary society, also becoming a strategy for combating racial discrimination.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLe modèle noirfra
dc.subjectRepresentação negrapor
dc.subjectEstudos pós-coloniaispor
dc.subjectHistória da artepor
dc.subjectBlack representationeng
dc.subjectPostcolonial studieseng
dc.subjectArt historyeng
dc.titleO Modelo negro: trajetórias do momento pós-colonial na história da artepor
dc.title.alternativeThe black model: trajectories of the post-colonial moment in art historypor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Medeiros, Priscila Martins de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8021362429861754por
dc.description.resumoO seguinte trabalho visa explorar a exposição Le Modèle Noir como uma intervenção artística e cultural que desafia estereótipos e representações negativas, refletindo sobre as lutas políticas relacionadas à representação negra. O objetivo geral do trabalho é realizar reflexões sociológicas sobre o imaginário do ser negro na história da arte, explorando o catálogo da exposição para compreender as tensões, deslocamentos e criações no debate da representação pictórica, relacionando-a com a bibliografia sobre a representação do negro na crítica pós-colonial francesa. Além disso, o estudo visa mostrar o contexto e as lacunas que a exposição preenche na história da arte, com ênfase na análise do quadro Olympia, como um estudo de caso, e abordando a representação do negro que reverbera desde o século XVIII até a modernidade. Através dos Estudos Pós-Coloniais e Culturais, como arcabouço crítico e teórico, a exposição é valorizada como um espaço de reflexão inclusiva sobre a história da França e suas questões atuais, contribuindo para o diálogo entre o passado e o presente e a valorização das trajetórias e representações das populações negras. Ao desconstruir estereótipos, a mostra promove reflexões sobre identidade, representação e inclusão na sociedade contemporânea, tornando-se também uma estratégia de enfrentamento à discriminação racial.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4234567357928485por
dc.publisher.courseCiências Sociais - CSopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil