Mostrar el registro sencillo del ítem
Popular sim, ingênuo jamais!: disputa por significação na Bienal Naïfs do Brasil
dc.contributor.author | Moniche, Bianca Júlia da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T17:43:46Z | |
dc.date.available | 2024-02-29T17:43:46Z | |
dc.date.issued | 2023-04-04 | |
dc.identifier.citation | MONICHE, Bianca Júlia da Silva. Popular sim, ingênuo jamais!: disputa por significação na Bienal Naïfs do Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19565. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19565 | |
dc.description.abstract | In this work, I propose to analyze and understand disputes over meaning about Naive Art in Brazil, focusing on possible debates about the formation of a national identity and its overlapping with racial themes from the Naïve Biennials of Brazil, cultural event organized by SESC - Piracicaba since 1992. In other words, I seek to answer what Naive Brazil is, what representations and narratives are produced about and in Naïve Art regarding the conception of national identity. To do this, I established two specific objectives that will conduct this investigation: I-Understand how socially the constitution of the naïve category, as a social and II-Understand the possible relationships between the naive category and a national identity and the possible articulations such as the racial debate. Here I adopt the content analysis methodology, applied from the perspectives of Cultural and Postcolonial Studies. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte naïf | por |
dc.subject | Arte popular | por |
dc.subject | Identidade nacional | por |
dc.subject | Cultura popular | por |
dc.subject | Estudos culturais | por |
dc.subject | Naïf art | eng |
dc.subject | Popular art | eng |
dc.subject | National identity | eng |
dc.subject | Cultural studies | eng |
dc.subject | Popular culture | eng |
dc.title | Popular sim, ingênuo jamais!: disputa por significação na Bienal Naïfs do Brasil | por |
dc.title.alternative | Popular yes, never naive!: dispute for significance at the Brazilian Naïfs Biennial | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Priscila Martins de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8021362429861754 | por |
dc.description.resumo | No presente trabalho, proponho-me a analisar e compreender as disputas de sentido sobre a Arte Naif no Brasil, com foco nos possíveis debates sobre a formação de uma identidade nacional e seus imbricamentos com a temática racial a partir das Bienais Naïfs do Brasil, evento cultural organizado pelo SESC - Piracicaba desde 1992. Dito de outra forma, procuro responder o que é o Brasil Naif, quais as representações e narrativas produzidas sobre e na Arte Naif acerca da concepção de identidade nacional. Para isso, estabeleci dois objetivos específicos que conduzirão esta investigação: I-Compreender como ocorre socialmente a constituição da categoria naif, enquanto posicionamento social e II-Compreender as possíveis relações entre a categoria naif e uma identidade nacional e as possíveis articulações como o debate racial. Adoto aqui a metodologia de análise de conteúdo, aplicada a partir das perspectivas dos Estudos Culturais e Pós-coloniais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0296834746594326 | por |
dc.publisher.course | Ciências Sociais - CSo | por |