Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Geovane Diógenes da
dc.date.accessioned2024-07-04T12:37:12Z
dc.date.available2024-07-04T12:37:12Z
dc.date.issued2022-12-09
dc.identifier.citationSILVA, Geovane Diógenes da. O ensino de inglês decolonizado: traçando propostas para a interculturalidade nas escolas indígenas do povo Pankararu. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19775.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19775
dc.description.abstractThe aim of this research was to discuss decoloniality and interculturality in English classes in indigenous schools, presenting proposals for the elaboration and planning of classes that consider these perspectives and using examples from my experience in the performance of English courses for indigenous people at the Language Institute of UFSCar and my performance teaching English in the elementary school (final years) of the State Indigenous School Pankararus in the first semester of 2022. The motivation for this project comes from the perceptions about the challenges that are still part of the reality of English language teachers and also of indigenous schools in general, such as the lack of didactic materials that take into account the reality of indigenous communities, as well as the discussion of an English teaching proposal aimed at strengthening the culture and knowledge of these communities. As theoretical support, I highlight some important conceptions about interculturality, through the National Curricular Reference for Indigenous Schools - RCNEI (BRAZIL, 1998), discussions about decolonial strategies in language teaching with contributions from Pennycook (2008), among others. As an object of analysis, we used materials from the school organization itself and from the Department of Education of the State of Pernambuco. I conclude by presenting the contributions of this research to my education as a teacher and as an indigenous person, emphasizing its relevance for the expansion of the English language classes in indigenous schools from the perspective of decoloniality and interculturality.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino aprendizagem de inglêspor
dc.subjectDecolonialidade e interculturalidade no ensino de inglêspor
dc.subjectInglês para Indígenaspor
dc.subjectEducação escolar indígenapor
dc.subjectEnsino de inglês decolonizadopor
dc.subjectTeaching and learning englisheng
dc.subjectDecoloniality and interculturality in english teachingeng
dc.subjectEnglish for Indigenous peopleeng
dc.subjectIndigenous school educationeng
dc.subjectDecolonized english teachingeng
dc.titleO ensino de inglês decolonizado: traçando propostas para a interculturalidade nas escolas indígenas do povo Pankararupor
dc.title.alternativeDecolonalized english teaching: tracing proposals for interculturality in Panakararu indigenous schoolseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Gattolin, Sandra Regina Buttros
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9228036521343293por
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo discutir sobre decolonialidade e interculturalidade nas aulas de inglês nas escolas indígenas, apresentando propostas para elaboração e planejamento de aulas que contemplem essas perspectivas e utilizando exemplos da minha experiência na atuação dos cursos de inglês para indígenas do Instituto de Línguas da UFSCar e da minha atuação no ensino de inglês no ensino fundamental (anos finais) da Escola Estadual Indígena Pankararus no primeiro semestre de 2022. A motivação para a realização parte das percepções acerca dos desafios que ainda fazem parte da realidade dos professores de língua inglesa e também das escolas indígenas no geral, como por exemplo, a falta de materiais didáticos que contemplem a realidade das comunidades indígenas, bem como a discussão de uma proposta de ensino de inglês voltado para o fortalecimento da cultura e dos saberes dessas comunidades. Como amparo teórico destaco algumas concepções importantes sobre a interculturalidade através do Referencial Curricular Nacional Para Escolas Indígenas - RCNEI (BRAZIL, 1998), discussões sobre estratégias decoloniais no ensino de línguas com contribuições de Pennycook (2008), entre outros. Como objeto de análise foram utilizados materiais da própria organização escolar e da secretaria de educação do estado de Pernambuco. Finalizo apresentando as contribuições da pesquisa para minha formação enquanto professor e indígena, enfatizando a relevância do mesmo para que as aulas de língua inglesa nas escolas indígenas sejam ampliadas a partir do viés da decolonialidade e inteculturalidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6895373757338002por
dc.publisher.courseLetras - Inglês - LLIpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5453-3510por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil