Show simple item record

dc.contributor.authorDuarte, Igor Alberto
dc.date.accessioned2024-07-05T15:34:39Z
dc.date.available2024-07-05T15:34:39Z
dc.date.issued2024-02-15
dc.identifier.citationDUARTE, Igor Alberto. Radiação ultravioleta e o ensino de biologia: utilizando o arduino como recurso didático. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19831.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19831
dc.description.abstractThis project aims to contribute to the teaching of Science by seeking to relate concepts from Physics and Biology. It utilizes Arduino, a technological device, as a didactic resource in the classroom, thus surpassing traditional methodology and fostering enhanced learning among students. When exposed to sunlight, the device measures the degree of ultraviolet radiation and the brightness emanating from the sun, generating results that can be analyzed and discussed with students later on. The proposed experiment has proven to be effective, providing data that can create context for teaching about the biological implications of ultraviolet radiation, having been shown to elementary school students, where they were able to see the device working.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectRadiação ultravioletapor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação aplicadas ao ensino.por
dc.subjectBiology teachingpor
dc.subjectUltraviolet radiationpor
dc.subjectInformation and communication technologies applied to teachingpor
dc.titleRadiação ultravioleta e o ensino de biologia: utilizando o arduino como recurso didáticopor
dc.title.alternativeUltraviolet Radiation and the Teaching of Biology: Utilizing Arduino as a Didactic Resourcepor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Soares, Antonio Augusto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8093480629202515por
dc.description.resumoEste trabalho pretende contribuir para o ensino de Ciências, buscando relacionar conceitos de Física e Biologia, utilizando o Arduino, um dispositivo tecnológico, como recurso didático em sala de aula, indo deste modo além da metodologia tradicional, estimulando mais o aprendizado dos discentes. Ao ser exposto ao Sol, o dispositivo mede o grau de radiação ultravioleta e a luminosidade proveniente do astro, gerando resultados que podem ser analisados e discutidos com os alunos posteriormente. O experimento aqui proposto se mostrou eficiente, gerando dados que permitem criar contexto para o ensino sobre as implicações biológicas da radiação ultravioleta, tendo sido exibido para alunos do ensino Fundamental, onde puderam visualizar o dispositivo funcionando.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8333869812224278por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0002-7831-044Xpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2728-124Xpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil